Você está aqui: Página Inicial > Vice-Presidência > Vice-Presidente > Notícias > Notícias do Vice > 2015 > Vice-presidente Michel Temer destaca importância da integração sul-americana durante foro do Mercosul

Notícia

Vice-presidente Michel Temer destaca importância da integração sul-americana durante foro do Mercosul

por ASCOM/VPR publicado: 16/07/2015 14h16 última modificação: 16/07/2015 14h34
Romério Cunha

O vice-presidente da República, Michel Temer, afirmou durante a abertura da XVI Reunião Plenária do Foro Consultivo de Municípios, Estados Federados, Províncias e Departamentos (FCCR) do Mercosul, que o governo federal tem aumentando o apoio aos municípios brasileiros.

"O cidadão mora no município, que é a força motriz de toda e qualquer Nação. Por isso que, nós do governo, sempre tentamos cada vez mais conferir, mesmo na ordem jurídica, competências aos municípios e, em consequência, recursos para que eles possam cumprir essas competências", disse.

Michel Temer destacou a importância da integração entre os países do Mercosul e lembrou que, durante a elaboração da Constituição Federal, a integração regional foi tema bastante discutido, dando origem, inclusive, a um artigo próprio. “Quando reconstruímos o Estado Brasileiro, em 5 de outubro de 1988, demos grande ênfase à introdução do Artigo 4º, que determina a integração latino-americana de nações sob o foco econômico, social, político e cultural”, explicou.

 O vice-presidente destacou também a importância do encontro, realizado nesta quinta-feira (16) em Brasília, que reuniu representantes dos países do Mercosul. Segundo Temer, o Foro Consultivo responde a uma determinação da Constituição Brasileira. Criado em 2004, durante a Cúpula de Ouro Preto, o FCCR atende antigas demandas de governos estaduais e municipais de participar de forma qualificada das discussões do bloco, com suas contribuições e reivindicações.