Você está aqui: Página Inicial > Vice-Presidência > Vice-Presidente > Notícias > Notícias do Vice > 2015 > Vice-presidente anuncia alíquota zero para fundos soberanos

Notícia

Vice-presidente anuncia alíquota zero para fundos soberanos

por ASCOM/VPR publicado: 10/03/2015 17h02 última modificação: 10/03/2015 17h02
Anderson Riedel

O vice-presidente Michel Temer recebeu parlamentares da Arábia Saudita, nesta terça-feira (10), no Palácio do Itamaraty. Ele anunciou a alíquota zero para fundos soberanos que realizarem operações financeiras no Brasil.

“Esta é uma antiga  reivindicação do Reino da Arábia Saudita  que vai possibilitar  o aumento dos investimentos  em nosso País”, disse o vice-presidente. O chefe da delegação saudita, Mohammed Bin Hamed Al Nakadi, afirmou que “a alíquota zero vai possibilitar um ambiente favorável para o incremento dos investimentos no Brasil”.

A Arábia Saudita é o principal parceiro comercial brasileiro no Oriente Médio, sendo o segundo maior fornecedor  de petróleo, atrás apenas da Nigéria. Além de produtos agropecuários , desde 2005, as exportações do Brasil para a Arábia Saudita passaram a incluir produtos de alto valor agregado, como a venda de aviões da Embraer. A comitiva saudita mostrou também interesse em  formalizar acordos nas  áreas de agricultura, indústria, educação, esportes e  comercial. No dia 14 de abril, representantes dos dois países vão se reunir no Brasil  para um encontro de alto nível que vai discutir as relações bilaterais.

Ferdaws Bint Saud Al Sali, parlamentar saudita, ressaltou no encontro que acompanha o trabalho do vice-presidente Michel Temer nas causas de apoio às mulheres. Segundo ela, iniciativas como a criação das delegacias especializadas de proteção às mulheres são importantíssimas e devem ser copiadas também na Arábia.