Você está aqui: Página Inicial > Vice-Presidência > Vice-Presidente > Notícias > Notícias do Vice > 2015 > Michel Temer e príncipe da Noruega defendem combate ao terrorismo

Notícia

Michel Temer e príncipe da Noruega defendem combate ao terrorismo

por Ascom/VPR publicado: 16/11/2015 17h00 última modificação: 16/11/2015 17h29
Ascom/VPR
Anderson Riedel/VPR Michel Temer e príncipe Haakon se encontram no Itamaraty

Michel Temer e príncipe Haakon se encontram no Itamaraty

O presidente da República em exercício, Michel Temer, se reuniu nesta segunda-feira com o príncipe da Noruega, Haakon Magnus. Um dos temas tratados foi o combate ao terrorismo. “Registro nosso pesar pelo que aconteceu em Paris. Um ato de terrorismo repudiado pelo mundo e expressamente repudiado pelo nosso país”, disse o presidente em exercício.

“Mais uma vez, somos lembrados do quão importante é salvaguardar os nossos valores democráticos em comum. Meus pensamentos estão com as famílias em luto e com todos aqueles diretamente afetados”, declarou o príncipe norueguês.

Temer lembrou que o Congresso Nacional analisa o projeto antiterrorismo, que prevê penas mais duras contra organizações criminosas e dá à Justiça Federal competência para o julgamento e processamento esses crimes. O projeto de lei deve ser votado nessa semana na Câmara dos Deputados.

Sobre a pauta bilateral, o príncipe destacou o interesse da Noruega em aumentar os investimentos no Brasil. "Cerca de 150 empresas norueguesas atuam hoje no Brasil, muitas têm feito investimentos substanciais de longo prazo, alguns muito recentemente”, afirmou Haakon.

O crescimento do comércio entre os dois países foi citado pelo presidente em exercício. “O intercâmbio comercial entre Brasil e Noruega, de 2005 a 2014 cresceu mais de 145%, passando de US$ 740 milhões para US$ 1,8 bilhão”, disse Temer.