Você está aqui: Página Inicial > Vice-Presidência > Vice-Presidente > Notícias > Notícias do Vice > 2015 > Michel Temer é homenageado pela criação da primeira delegacia da mulher no País

Notícia

Michel Temer é homenageado pela criação da primeira delegacia da mulher no País

por Ascom/vpr publicado: 06/08/2015 17h00 última modificação: 07/08/2015 13h18
Ascom/VPR
Anderson Riedel/VPR Discurso do vice-presidente Michel Temer, celebrando os 30 anos da primeira Delegacia da Mulher no Brasil.

Discurso do vice-presidente Michel Temer, celebrando os 30 anos da primeira Delegacia da Mulher no Brasil.

Uma cerimônia no Palácio dos Bandeirantes celebrou os 30 anos da primeira delegacia especializada em reprimir crimes contra as mulheres no Brasil. O evento reuniu o vice-presidente da República, Michel Temer, e as policiais pioneiras. Secretário de Segurança Pública do governo Franco Montoro, Michel Temer inaugurou a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) no dia 6 de agosto de 1985.

“Um dia recebi um grupo de mulheres, que reclamavam dos maus atendimentos nas delegacias. Eu havia acabado de criar a Delegacia de Proteção dos Direitos Autorais. Naquele momento me ocorreu de criar uma delegacia com mulheres”, relembrou Temer.

A delegada Rosmary Corrêa chefiou a primeira DDM. “Percebemos o quanto era importante a delegacia, pois foi o primeiro canal oficial aberto que a mulher tinha para fazer as suas denúncias. E elas eram atendidas por mulheres policiais, que entendiam melhor o problema que estavam trazendo”, disse bastante emocionada.

Na cerimônia realizada nessa quinta-feira (6) em São Paulo, as policiais e o vice-presidente da República foram homenageados, Temer recebeu das mãos do governador de São Paulo, uma réplica da placa inaugural da delegacia. Geraldo Alckmin ressaltou a importância da iniciativa que se espalhou pelo mundo todo e, cada vez mais, proporciona proteção às vítimas de violência. “Só no primeiro trimestre do ano, foram 80 mil atendimentos nas delegacias da mulher de São Paulo. E hoje estamos inaugurando a Delegacia de Suzano”, destacou.

O secretário de Segurança Pública, Alexandre de Moraes, entregou uma placa como forma de reconhecimento da Polícia Civil a Michel Temer. “Imaginem a ausência de dados estatísticos naquela época! Mentes visionárias viram a necessidade de uma estrutura diferenciada na polícia: o (ex-governador) Montoro e o secretário Michel Temer”, concluiu.