Notícia

China e Brasil discutem pauta da IV reunião da COSBAN

publicado: 11/02/2015 13h07, última modificação: 27/02/2018 23h56
China e Brasil discutem pauta da IV reunião da COSBAN

Vice-presidente Michel Temer recebe o embaixador da China no Brasil, Li Jinzhang - Foto: Romério Cunha

O vice-presidente Michel Temer e o embaixador da China no Brasil, Li Jinzhang, reuniram-se nesta quarta-feira (11) em Brasília. Jinzhang apresentou os assuntos de interesse do governo chinês a serem tratados na IV reunião da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (COSBAN).

 "A COSBAN é o principal mecanismo de cooperação entre Brasil e China. Queremos incrementar as relações comerciais e os investimentos”, disse o vice-presidente da República. 

Michel Temer sugeriu a cidade de São Paulo como local do encontro marcado para o segundo semestre do ano. A última reunião ocorreu em 2013 na cidade chinesa de Cantão.

”O governo chinês  está mobilizado para trazer o maior número de empresários e autoridades para fazer desta reunião a melhor e com novos êxitos”,  afirmou o embaixador da China.

Os chineses demonstraram interesse em participar  do processo de licitações para construção de ferrovias no Brasil, bem como da ampliação  da cooperação financeira e utilização do acordo bilateral de swap cambial, assinado em 2013.

A China é o principal parceiro comercial brasileiro. Em 2014, os negócios entre os dois países foram mais favoráveis ao Brasil. As exportações ao país asiático totalizaram US$ 40.616.1 bilhões, um saldo positivo na balança comercial de US$ 3.275.5 bilhões.

Reportar erro