Você está aqui: Página Inicial > Vice-Presidência > Vice-Presidente > Notícias > Notícias do Vice > 2015 > Brasil e China discutem relações bilaterais

Notícia

Brasil e China discutem relações bilaterais

por ASCOM/VPR publicado: 02/01/2015 15h17 última modificação: 02/01/2015 15h17
Romério Cunha
Romério Cunha

A presidenta da República, Dilma Rousseff, e o vice-presidente Michel Temer receberam em audiência o vice-presidente da República Popular da China, Li Yuanchao. O encontro no Palácio do Planalto ocorreu um dia depois da cerimônia de posse do segundo mandato da presidenta e do vice. 

Michel Temer classificou como "produtivo" o encontro com "os melhores resultados para a interação entre os dois países". Segundo ele, entre os assuntos tratados está a próxima reunião da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Cooperação e Concertação (Cosban), fórum de negociação entre Brasil e China. "Está confirmada que será no Brasil. A data será definida em breve", disse.

 A última reunião ocorreu em novembro de 2011, na China, quando uma missão chefiada pelo vice-presidente brasileiro conseguiu a liberação da venda de milho para o mercado chinês, bem como negociou a importação de carne bovina brasileira. 

 Brasil e China também integram o BRICS, grupo formado por países em desenvolvimento, ao lado de Rússia, Índia,  e África do Sul. " A presidenta manifestou que o Brasil está felicíssimo com a confirmação de Xangai como sede do Banco dos BRICS", finalizou.