Notícia

Reunião da Cúpula do BRICS reúne chefes de Estado e Governo da América do Sul

publicado: 16/07/2014 16h44, última modificação: 28/02/2018 00h00
Sessão de Trabalho da Cúpula do BRICS em Brasília

- Foto: Foto: Romério Cunha

O vice-presidente da República, Michel Temer, participou na manhã desta quarta-feira (16) da Segunda Sessão de Trabalho da VI Cúpula do BRICS – grupo integrado por países em desenvolvimento como Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Além chefes de Estado e Governo que compõem o grupo, participaram do encontro, em Brasília, presidentes dos países da América do Sul, que debateram sobre o crescimento inclusivo e soluções sustentáveis.

 A cúpula do BRICS começou na segunda-feira (14) em Fortaleza. Os líderes do grupo anunciaram a criação do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD). A sede do banco será na China e o primeiro presidente será indiano. O Brasil ficará com o Conselho de Administração do banco, que terá o objetivo de financiar projetos de infraestrutura em países emergentes. O capital inicial será de US$ 50 bilhões, podendo chegar a US$ 100 bilhões.

 Logo após o encontro, Michel Temer representou o Executivo na sessão solene do Congresso Nacional, em comemoração às relações diplomáticas entre o Brasil e China, que completam 40 anos em agosto. Em 2013, o vice-presidente fez uma visita oficial à China, onde se reuniu com o presidente chinês, Xi Jinping, e com o vice, Li Yuanchao. Michel Temer co-presidiu a III Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (COSBAN), a mais alta instância de negociação política entre Brasil e China para tratar de assuntos da relação entre os dois países.

Reportar erro