Você está aqui: Página Inicial > Vice-Presidência > Vice-Presidente > Notícias > Notícias do Vice > 2014 > Palácio do Jaburu encanta turistas e moradores de Brasília

Notícia

Palácio do Jaburu encanta turistas e moradores de Brasília

por ASCOM/VPR publicado: 11/07/2014 10h04 última modificação: 11/07/2014 10h04
Colaboradores: Foto: Anderson Riedel
Foto: Anderson Riedel
Foto: Anderson Riedel

A visitação pública do Palácio do Jaburu completa um mês nesta sexta-feira (11). Nos primeiros 30 dias, cerca de 1.300 pessoas, entre turistas de várias partes do mundo e moradores da capital federal, puderam conhecer a arquitetura, a história e as obras de arte da residência oficial do vice-presidente da República.

Projetado, em 1973, pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o Jaburu surpreende os visitantes tanto por suas linhas arrojadas e modernas como pela área externa, circundada pela lagoa que dá nome ao palácio e pelos jardins do paisagista Roberto Burle Marx.

O guia turístico Juan Hermida foi um dos que se impressionaram com a beleza natural e com as obras de arte, assinadas por artistas consagrados, como Marianne Peretti, Alfredo Ceschiatti e Athos Bulcão. “Aproveitei o meu dia de folga para visitar o Palácio e estou absolutamente encantado com as esculturas, vitrais e a exuberância da Lagoa do Jaburu”, disse.

Para a professora aposentada Rosa Yda, mais do que um programa turístico, conhecer o Palácio é uma experiência cívica e cultural. “É uma oportunidade única de ver com os próprios olhos parte da história do nosso país”, ressaltou.

A paraibana Valda Rodrigues veio com a família, pela primeira vez, a Brasília. “A gente sempre vê esses pontos turísticos da capital pela televisão, mas conhecer ao vivo é muito emocionante. Estou até arrepiada”, contou.

A visita guiada, que ocorre às quartas-feiras das 15h às 17h, é feita em português, inglês, espanhol e Libras. O Palácio também foi adaptado para receber portadores de necessidades especiais. Como o passeio é integrado com a visitação da residência oficial da Presidente da República, os interessados devem se dirigir ao Palácio da Alvorada, onde os grupos são formados por ordem de chegada. 

Mais informações pelos telefones (61) 3411-3145 ou 3411-2440.