Você está aqui: Página Inicial > Vice-Presidência > Vice-Presidente > Notícias > Notícias do Vice > 2014 > Outubro Rosa: vice-presidente da República apoia campanha de prevenção ao câncer de mama

Notícia

Outubro Rosa: vice-presidente da República apoia campanha de prevenção ao câncer de mama

por Ascom/VPR publicado: 14/10/2014 15h00 última modificação: 14/10/2014 16h00
Ascom/VPR
Julia Maass/VPR Michel Temer e profissionais de saúde da Presidência da República, que também aderiram à campanha.

Michel Temer e profissionais de saúde da Presidência da República, que também aderiram à campanha.

O vice-presidente da República, Michel Temer, manifestou nesta terça-feira (14) apoio ao movimento Outubro Rosa, que busca estimular a detecção precoce do câncer de mama. “Essa é uma campanha meritória, que deve ser acatada por todos os brasileiros. É muito importante relembrar e alertar a população sobre a importância da prevenção do câncer de mama”, ressaltou Temer.

Em referência ao movimento mundialmente conhecido, o Palácio do Planalto ficará iluminado pela cor rosa durante todo o mês de outubro. Desde 2008, o governo federal abraçou a campanha Outubro Rosa e desenvolve políticas necessárias para reduzir a mortalidade decorrente da doença.

Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) mostram que cerca de 50 mil brasileiras são diagnosticadas anualmente com a doença. É o tumor que mais mata as mulheres no país. No entanto, se identificado precocemente as chances de cura são de 95%, diz o Instituto.

Outubro Rosa

A campanha Outubro Rosa teve início na década de 1990 nos Estados Unidos. Desde então, ganhou a adesão de diversos países que promovem ações para incentivar  o combate ao câncer de mama e a realização de exames preventivos, como a  mamografia. O nome do movimento remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra a doença.

No Brasil, o mês é marcado por uma série de ações do Ministério da Saúde e de diversos órgãos e entidades, que realizam palestras, caminhadas, corridas e exames  gratuitos.