Notícia

Michel Temer assiste missa celebrada pelo Papa Francisco para São José de Anchieta

publicado: 24/04/2014 19h23, última modificação: 28/02/2018 00h00
Michel Temer assiste em Roma missa para José de Anchieta

- Foto: Foto: Anderson Riedel

O Papa Francisco celebrou, em Roma, missa em ação de graças pela canonização de José de Anchieta. O padre jesuíta teve reconhecida a condição de santo no início de abril. A cerimônia religiosa reuniu, na tarde desta quinta-feira (24), centenas de brasileiros, bem como fiéis de outras nacionalidades, na igreja de Santo Inácio de Loyola. O vice-presidente Michel Temer representou o governo do Brasil.

 Ao lado do altar estava exposta uma pintura de Anchieta escrevendo na areia, como tinha por hábito. Durante a celebração, o Papa Francisco lembrou que o jesuíta chegou ao Brasil aos dezenove anos. "Era um menino. Ele não havia estudado teologia ou filosofia. Mirou o exemplo de Jesus e encontrou a luz, a alegria", disse o pontífice na homilia.

 A missa ressaltou o exemplo de dedicação do terceiro santo brasileiro, que criou catequeses e defendeu índios da servidão e exploração. “Anchieta foi um importante catequista, fundou a cidade de São Paulo e auxiliou muito o desenvolvimento do Brasil. A missa em Ação de Graças pela canonização do Padre Anchieta foi, realmente, emocionante”, declarou o vice-presidente Michel Temer.