Você está aqui: Página Inicial > Vice-Presidência > Vice-Presidente > Notícias > Notícias do Vice > 2014 > Inaugurada indústria que abastecerá 20% do cobre do mercado nacional

Notícia

Inaugurada indústria que abastecerá 20% do cobre do mercado nacional

por ASCOM/VPR publicado: 14/03/2014 17h02 última modificação: 19/03/2014 14h24
Romério Cunha - VPR Michel Temer discursa na inauguração da indústria.

Michel Temer discursa na inauguração da indústria.

O vice-presidente da República participou, nesta sexta-feira (14), da inauguração da primeira fábrica do pólo de cobre do estado do Rio de Janeiro. Temer chegou ao evento, acompanhado pelo governador do Rio, Sérgio Cabral e do vice-governador, Luiz Fernando Pezão.

A comitiva conheceu as instalações da fábrica que produzirá vergalhões de cobre. Durante a cerimônia, empresa recebeu a autorização para começar a operar. A partir de agora, o Rio de Janeiro, que antes era consumidor de 100% do cobre utilizado no Estado, passará a abastecer 20% do mercado nacional. A Indústria Brasileira de Metais (IBR-LAM Ltda) está localizada no município de Itatiaia, a 170 km da capital fluminense.

A empresa do setor de metais não-ferrosos utiliza sucata (cobre de reciclagem) em 40% da sua produção. O plano inicial é produzir 75 mil toneladas de cobre de alta qualidade. Em três anos, a expectativa é de ampliar a produção para 100 mil toneladas anuais. ”O processo usado aqui não agride o meio ambiente, é uma verdadeira inovação tecnológica", explicou Luis Osvaldo Pastore, diretor-presidente do IBRAME - Instituto Brasileiro de Metais.

O cobre tem intensa participação na cadeia produtiva de diversos segmentos da economia nacional. Para o vice-presidente da República, Michel Temer, o empreendimento é um exemplo de parceria "Esta solenidade não tem só um efeito festivo. o que há aqui é uma simbologia extraordinária de parceria entre o poder publico e o setor privado, é o que faz o Brasil crescer".

Segundo o governador do Rio de Janeiro, Sergio Cabral, a presença da empresa potencializa as indústrias da região. “A base da indústria de transformação tem produtos como esse que o Pastore trouxe. Sem contar que esta empresa é um exemplo, com tecnologia moderna e maquinário importado da Itália. os profissionais que estão aqui são muito bem preparados", disse o governador.