Você está aqui: Página Inicial > Vice-Presidência > Vice-Presidente > Notícias > Notícias do Vice > 2014 > Emirados Árabes e Brasil assinam acordo na área de Defesa

Notícia

Emirados Árabes e Brasil assinam acordo na área de Defesa

por ASCOM/VPR publicado: 22/04/2014 16h56 última modificação: 22/04/2014 17h01
Exibir carrossel de imagens Foto: Romério Cunha

Os governos dos dois países deram o primeiro passo para comercializar produtos militares. O acordo foi assinado nesta terça-feira (22) durante a visita do vice-presidente dos Emirados Árabes Unidos (EAU), Mohammed bin Rashid Al Maktoum, ao Brasil.

Na reunião com o vice-presidente Michel Temer, Maktoum demonstrou a vontade de intensificar as relações nas áreas de Comércio, Defesa e Turismo. O governo dos EAU também se interessou pela compra de aeronaves militares produzidas no Brasil.

Na delegação árabe, estavam os ministros dos Negócios Estrangeiros, Abdullah Bin Zayed Al Nahyan, chefe de Gabinete, Mohammed Abdulla al Gergawi, chefe de Estado, Reem Ibrahim Al Hashimy, e o presidente  da Autoridade de Aviação Civil de Dubai, Ahmed bin Saeed Al Maktoum. Pelo lado brasileiro, participaram do encontro os ministros das Relações Exteriores, Luiz Figueiredo, e da Defesa, Celso Amorim. Representantes de empresas e entidades que mantêm relações com o país árabe também estiveram na audiência, como o presidente da Embraer Defesa e Segurança, Jackson Schneider, presidente da Avibrás, Sami Youssef, presidente mundial da BR-Foods, Cláudio Galeazzi, presidente da Infra, Giampaolo Stefani Filho, presidente da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, Marcelo Sallum, e o secretário-geral da entidade, Michel Alaby.

Depois da assinatura de acordo de cooperação na área de Defesa entre Brasil e Emirados Árabes, o xeque Mohammed Maktoum foi recebido pela presidente Dilma Rousseff e pelo vice-presidente Michel Temer no Palácio do Planalto.