Você está aqui: Página Inicial > Vice-Presidência > Vice-Presidente > Notícias > Notícias do Vice > 2014 > Brasil e Nigéria lançam mecanismo bilateral nesta terça-feira

Notícia

Brasil e Nigéria lançam mecanismo bilateral nesta terça-feira

por ASCOM/VPR publicado: 25/11/2013 17h15 última modificação: 24/02/2014 16h44

O vice-presidente da República, Michel Temer, e o vice-presidente da Nigéria, Mohamed Namadi Sambo, darão início ao Mecanismo de Diálogo Estratégico Brasil-Nigéria, nesta terça-feira. A reunião inaugural entre as delegações dos dois países ocorrerá no Palácio do Itamaraty, às 10h45, logo após um encontro privado entre os vice-presidentes.

O mecanismo será a mais alta instância de coordenação e concertação política e tem o objetivo de estreitar os laços entre Brasil e Nigéria, diversificar o comércio e estabelecer colaboração em diversas áreas, que estarão divididas em grupos temáticos.

Os ministros dos Negócios Estrangeiros, da Energia, de Obras e da Indústria, Comércio e Investimento da Nigéria estão confirmados na reunião. A delegação nigeriana também conta com dois senadores. Do lado brasileiro, os ministros da Justiça, Agricultura, Desenvolvimento Agrário, Defesa e da Secretaria de Aviação Civil confirmaram presença.

A Nigéria é o país mais populoso e com o maior PIB da África e o principal parceiro comercial do Brasil no continente. O comércio bilateral cresceu quase 6 vezes em 10 anos, tendo chegado a US$ 9,1 bilhões em 2012.

 Programação:

Terça-feira, 26 de novembro de 2013

10:30 – Encontro Privado entre vice-presidente da República, Michel Temer e o vice-presidente da Nigéria, Mohamed Namadi Sambo

10:45 – Reunião Inaugural do Mecanismo de Diálogo Estratégico Brasil-Nigéria

12:40 – Declaração à Imprensa