Você está aqui: Página Inicial > Vice-Presidência > Vice-Presidente > Notícias > Notícias do Vice > 2013 > Outubro > Temer discute compra de baterias antiaéreas

Notícia

Temer discute compra de baterias antiaéreas

por Portal do Planalto publicado: 16/10/2013 18h39 última modificação: 27/11/2013 18h47
Romério Cunha/VPR Vice-presidente Michel Temer recebe o Ministro da Defesa da Rússia, Sergei Kuzhuguetovitch Shoig

Vice-presidente Michel Temer recebe o Ministro da Defesa da Rússia, Sergei Kuzhuguetovitch Shoig

O vice-presidente da República, Michel Temer, recebeu nesta quarta-feira (15/10) o ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu. Acompanhado do ministro da Defesa do Brasil, Celso Amorim, Shoigu fez um relato das negociações para a venda de baterias antiaéreas russas. O negócio faz parte de uma estratégia de intensificação das relações entre os dois países.

Uma comitiva do governo brasileiro também deve ser enviada à Rússia nos próximos meses para analisar a compra de cinco sistemas de defesa antiaérea. Os equipamentos consistem em três baterias de mísseis do tipo Pantsir-S1 (de médio alcance) e duas do modelo Igla (de curto alcance) que serão utilizados pelas Forças Armadas brasileiras. Em dezembro, o Brasil adquiriu 12 helicópteros da Rússia. A previsão é de que o contrato seja assinado até meados de 2014.

Sergei Shoigu também falou do interesse em um acordo de cooperação com o Brasil na área de Defesa Cibernética. A ideia é criar grupos de trabalho para discutir segurança cibernética. Diante da exposição, o vice-presidente Michel Temer destacou: “O Brasil não quer apenas comprar equipamentos ele quer a transferência de tecnologia”.

Michel Temer aproveitou o encontro e intensificou o pedido do Brasil para que a Rússia suspenda os embargos à carne brasileira, um dos principais produtos da pauta de exportações do País.