Você está aqui: Página Inicial > Vice-Presidência > Vice-Presidente > Notícias > Notícias do Vice > 2013 > Outubro > Alemanha define Brasil como parceiro estratégico

Notícia

Alemanha define Brasil como parceiro estratégico

por Portal do Planalto publicado: 08/10/2013 17h55 última modificação: 11/12/2013 11h27
Fabian Fiechter/VPR Michel Temer discursa em Feira do Livro de Frankfurt

Michel Temer discursa em Feira do Livro de Frankfurt

O ministro de Negócios Estrangeiros da Alemanha, Guido Westerwelle, disse nesta terça-feira (8) em Frankfurt que a definição do Brasil como parceiro estratégico compreende uma concepção que vai além da pura aproximação por interesses comerciais ou econômicos. Segundo ele, o novo cenário internacional comporta uma mudança de visão e alinhamento das principais potências, obrigando a alterações nas entidades e foros de debate e decisão entre nações. "Por maior que seja a distância geográfica entre Brasil e Alemanha, nossos valores são próximos", resumiu Westerwelle, apontando ainda a democracia e a liberdade como confluências naturais entre os dois países.

Guido Westerwelle defendeu também mudança no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas, um pleito do Brasil. Ele lembrou que nenhum país latino-americano ou africano tem assento no foro. "Esses conselhos são do passado", concluiu.

O ministro foi recebido pelo vice-presidente da República, Michel Temer, pouco antes da abertura oficial da Feira do Livro de Frankfurt, na Alemanha. O Brasil foi o convidado de honra do evento. Temer destacou o pronunciamento de Westerwelle e ressaltou a importância das relações entre Alemanha e o Brasil. No país, mais de 1600 empresas alemãs estão instaladas e geram mais de 250 mil empregos. O vice-presidente também falou da importância da literatura brasileira e das ações de educação para propiciar o desenvolvimento no País.

Aproximadamente 70 escritores brasileiros participam da Feira do Livro de Frankfurt, que reúne também uma série de atividades como cursos de culinária, shows musicais, exposições de artistas plásticos brasileiros.

Assunto(s): Governo federal