Você está aqui: Página Inicial > Vice-Presidência > Vice-Presidente > Notícias > Notícias do Vice > 2013 > Junho > Comunidade brasileira na Hungria apresenta projetos ao vice-presidente da República

Notícia

Comunidade brasileira na Hungria apresenta projetos ao vice-presidente da República

por Portal Planalto publicado: 06/06/2013 16h04 última modificação: 06/06/2013 16h33
Ascom/VPR

O vice-presidente, Michel Temer, aproveitou a viagem a Budapeste para conhecer o trabalho desenvolvido por brasileiros na Hungria. Na tarde desta quinta-feira (6), Temer reuniu-se com integrantes do Conselho de Cidadãos, criado pela Comunidade brasileira no país do leste europeu.

No encontro, foi apresentada uma série de projetos sociais, culturais e econômicos. Entre eles, o “Brincando em Português”, da Associação Senzala. Idealizado pelo brasileiro Francisco Lima e pela esposa Sara Orosz, o projeto tem o objetivo de ensinar a língua portuguesa a crianças, por meio de brincadeiras e do esporte. Nascida na Hungria, Sara Orosz fala com empolgação sobre outro trabalho que faz com o marido. “O Projeto Pires promove a integração de crianças húngaras e estrangeiras. Elas fazem cursos de artesanato, música e futebol”.

Projetos de leitura e educacionais também são conduzidos na capital Budapeste. “Atualmente, duas escolas na Hungria ensinam a língua portuguesa. A nossa escola é uma delas”, diz a professora húngara Magdolna Perjes, que após graduar-se em letras na Universidade de Brasília voltou à Budapeste com projeto de ensinar o português.

O vice-presidente ficou entusiasmado com o trabalho da Comunidade brasileira. “Parabenizo a todos e ressalto que vocês estão ajudando a divulgar a cultura brasileira. Ações como essas estreitam os laços do Brasil com a Hungria”, destacou.

Segundo dados da Embaixada brasileira em Budapeste, atualmente 400 brasileiros vivem no país. No Brasil, o número de imigrantes húngaros ultrapassa 100 mil pessoas.