Você está aqui: Página Inicial > Vice-Presidência > Vice-Presidente > Notícias > Notícias do Vice > 2013 > Maio > Vice-presidente norte-americano promete dobrar capacidade para emitir vistos

Notícia

Vice-presidente norte-americano promete dobrar capacidade para emitir vistos

por Portal Planalto publicado: 31/05/2013 17h29 última modificação: 31/05/2013 17h47
Ascom/VPR

Em visita ao Brasil, o vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou que ficará mais fácil retirar o visto para os brasileiros entrarem no país. Na declaração à imprensa, ao lado do vice-presidente da República, Michel Temer, Biden disse que o governo norte-americano vai dobrar o número de funcionários que trabalham nos consulados. “Queremos mais brasileiros nos Estados Unidos, não apenas para fazer turismo, mas para conhecer nosso país, nossos problemas e soluções”, declarou. O vice-presidente dos EUA disse ter interesse em programas de colaboração, especialmente, nas áreas de Energia e Inovação.

O vice-presidente brasileiro destacou que os EUA são o principal destino para estudantes brasileiros no programa Ciência Sem Fronteiras, que recebem bolsa para estudar fora do Brasil. Das 22.646 bolsas concedidas até fevereiro de 2013, 5.028 foram para os EUA. Michel Temer pediu apoio dos EUA para garantir que o Brasil ocupe um assento permanente do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas e também para a candidatura de São Paulo para a Expo 2020, megaevento conhecido como Exposição Universal.

Joe Biden ressaltou que o comércio entre os dois países está em US$ 100 bilhões por ano, mas que pode crescer muito se houver uma intensificação das relações entre os dois países. E destacou o modelo brasileiro como um exemplo a ser seguido. “O Brasil conseguiu provar que é possível unir desenvolvimento e Democracia”, disse.