Você está aqui: Página Inicial > Vice-Presidência > Vice-Presidente > Notícias > Notícias do Vice > 2013 > Abril > Sultão de Omã quer maior presença do Brasil no Oriente Médio

Notícia

Sultão de Omã quer maior presença do Brasil no Oriente Médio

por Portal Planalto publicado: 01/04/2013 09h48 última modificação: 01/04/2013 13h15

O vice-presidente da República, Michel Temer, iniciou a viagem oficial a Omã em uma audiência com o sultão Qaboos bin Said, que acumula a chefia de Estado e de Governo. Temer revelou o interesse das empresas brasileiras de investirem no país árabe, nos setores de aviação, alimentos, construção civil, defesa, indústria elétrica e eletrônica. Atualmente, Omã é o país que mais recebe investimentos brasileiros no Oriente Médio.

Michel Temer participará de eventos com empresários brasileiros e omanis para a busca de oportunidades para companhias dos dois países (veja programação completa abaixo).

Temer também pediu apoio de Omã para duas candidaturas, as quais o Brasil concorre. Uma é para São Paulo sediar a Expo 2020, grande evento internacional que ocorre a cada 5 anos em um determinado país e que se propõe a exibir projetos de inovação em diversas áreas do conhecimento.A outra candidatura brasileira é para a direção-geral da Organização Mundial do Comércio, em que concorre o embaixador Roberto Azevedo.

O sultão Qaboos disse ao vice-presidente que o Brasil pode ter um papel cada vez maior nas relações entre as nações do Oriente Médio. Temer entregou uma carta da presidenta Dilma Rousseff convidando o sultão a visitar o Brasil em data a ser definida mutuamente.

Michel Temer recebeu da presidenta Dilma a missão de estreitar as relações do Brasil com o mundo árabe. Desde 2011, ele já visitou o Líbano, Catar e a Turquia. Na última segunda-feira (25/3),  o vice-presidente foi homenageado pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira com o “Gran Colar”, o mais alto grau de condecoração concedido pela entidade.

 

Programa da visita oficial do vice-presidente da República ao Sultanato de Omã:

Segunda-feira, 1 de abril de 2013
9h - Café da manhã com empresários brasileiros
11h00 - Encontro com vice-primeiro-ministro de Omã, Sayyid bin Mahmood al Said no gabinete do vice-primeiro-ministro
12h30 - Encontro com ministro de Negócios Estrangeiros de Omã, Yusuf Alawi bin Abdullah, no Hotel Al Bustan
13h30 - Almoço oferecido pela Câmara de Comércio de Omã, no Hotel Al Bustan
20h20 - Assinatura de atos entre governo do Brasil e de Omã no Hotel Al Bustan
20h30 - Jantar oferecido pelo vice-primeiro-ministro de Omã, Sayyid bin Mahmood al Said no Hotel Al Bustan

 

Terça-feira, 2 de abril de 2013
9h - Ida de Mascate a Sohar
10h - Visita às instalações da Vale Omã em Sohar
11h - Retorno a Mascate
16h - Partida para Brasília

Assunto(s): Governo federal