Você está aqui: Página Inicial > Vice-Presidência > Vice-Presidente > Notícias > Notícias do Vice > 2013 > Abril > Michel Temer destaca empenho das forças armadas por modernização

Notícia

Michel Temer destaca empenho das forças armadas por modernização

por Portal Planalto publicado: 09/04/2013 18h04 última modificação: 09/04/2013 18h19

O vice-presidente da República, Michel Temer, participou da cerimônia de abertura da LAAD 2013, a Feira Internacional de Defesa e Segurança. A feira de tecnologia e equipamentos está na 9ª edição.

Ao lado do ministro da Defesa, Celso Amorim, dos comandantes militares e do vice-governador do Rio de Janeiro, Luís Fernando Pezão, Temer visitou a exposição de equipamentos desenvolvidos por empresas nacionais e estrangeiras. E nos estandes do Exército, da Marinha e da Força Aérea, o vice-presidente tomou conhecimento do andamento dos projetos estratégicos das forças armadas brasileiras.

Michel Temer destacou que o Brasil é um país pacífico, que trabalha em conjunto com as nações vizinhas em operações de combate a litígios nas fronteiras. O vice-presidente coordena o Plano Estratégico de Fronteiras, que agrega ações de governo para combater crimes nas divisas com países vizinhos. Segundo ele, é preciso investir no aparelhamento das forças de defesa e segurança para garantir a paz. “A nossa Constituição já prevê que todo o instrumento de defesa tenha um caráter dissuasório, ele não tenha o caráter de destruição, mas o caráter da construção do diálogo, do consenso”.

O vice-presidente também elogiou o empenho das forças armadas em modernizar-se e lembrou que as pesquisas militares sempre foram importantes ao país. “As pesquisas da Marinha permitiram ao Brasil dominar o ciclo de enriquecimento de urânio e transferir a tecnologia para aplicações civis, como no âmbito das indústrias nucleares nacionais. O Exército, por sua vez, também trouxe sua contribuição para o desenvolvimento de sofisticados componentes, como softwares e equipamentos para comunicações, visão noturna, radares, além de proponentes químicos, base para os sistemas de proteção do nosso território e da indústria de defesa”, afirmou.

A LAAD é uma feira internacional organizada a cada dois anos. O evento no realizado no Rio de Janeiro, reúne até sexta-feira autoridades civis e militares do Brasil e de outros países.

Assunto(s): Governo federal