Você está aqui: Página Inicial > Vice-Presidência > Vice-Presidente > Notícias > Notícias do Vice > 2013 > Abril > Michel Temer prestigia o Dia do Exército

Notícia

Michel Temer prestigia o Dia do Exército

por Portal Planalto publicado: 19/04/2013 15h01 última modificação: 19/04/2013 15h25
Presidente em exercício, Michel Temer, e Gen Enzo Peri

Presidente em exercício, Michel Temer, e Gen Enzo Peri

O presidente da República em exercício, Michel Temer, participou da solenidade de comemoração do Dia do Exército.  Uma formatura militar, no Quartel General do Exército, em Brasília, marcou a data celebrada nesta sexta-feira (19).

A mais alta condecoração da Força Terrestre, a Ordem do Mérito Militar, foi entregue a militares, civis e organizações que se destacaram no desempenho da profissão e em prol do Exército. O presidente em exercício condecorou as bandeiras de unidades militares da Força Aérea, Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro.

Depois da solenidade, Michel Temer e o comandante do Exército, general Enzo Peri, visitaram exposição de viaturas militares, como o “Sistema Anfíbio de Pontes”, constituído por veículos lançadores de pontes balsas usadas em operações militares e no apoio à Defesa Civil,  e o Guarani - veículo blindado de transporte de pessoal, desenvolvido no Brasil. Temer é coordenador do Plano Estratégico de Fronteiras, do qual faz parte a Operação Ágata, realizada pelas Forças Armadas.

19 de abril foi escolhido como dia do Exército porque nessa data, em 1648, índios, negros, brancos e mestiços uniram-se para expulsar invasores holandeses, que haviam entrado  no nordeste brasileiro e ocupavam Pernambuco. O conflito ficou conhecido como a Batalha dos Guararapes.

“Tudo começou lá atrás. O Exército foi um dos promotores da unidade nacional. Hoje é um Exército que tem todos os meios dissuasórios em relação a qualquer conflito, mas que também prega a paz, não só interna, como internacionalmente”, destacou Temer.

Assunto(s): Governo federal