Você está aqui: Página Inicial > Vice-Presidência > Vice-Presidente > Notícias > Notícias do Vice > 2013 > Março > Vice-presidente é homenageado pela Comunidade Árabe

Notícia

Vice-presidente é homenageado pela Comunidade Árabe

por Portal Planalto publicado: 25/03/2013 15h09 última modificação: 26/03/2013 14h15
Ascom/VPR

Na data em que se comemora o Dia da Comunidade Árabe no Brasil, celebrado nessa segunda-feira (25), o vice-presidente da República, Michel Temer, recebeu o “Grande Colar da Ordem do Mérito da Câmara Árabe-Brasileira” (CCAB).

Temer, que é descendente de libaneses, fez um discurso agradecendo “a extraordinária generosidade” de ter sido agraciado pela CCAB. Ele também ressaltou que as trocas comerciais entre o Brasil e o mundo árabe cresceram, entre 2005 e 2011, 139 %, alcançando aproximadamente US$ 26 bilhões. Para fins de comparação, segundo o vice-presidente, o comércio total entre o Brasil e os países árabes superou o próprio crescimento da comercialização com os parceiros sul-americanos, que foi de 138%, no mesmo período.

Entre 2008 e 2012, as exportações brasileiras destinadas aos países árabes continuaram com crescimento significativo, sobretudo diante da atual conjuntura, tendo registrado aumento de 51%. No primeiro bimestre de 2013, o intercâmbio comercial continuou a dar sinais de vitalidade, registrado crescimento de 12,5%. O saldo da balança comercial totalizou, nesse período, superávit de US$ 750 milhões.

Michel Temer afirmou ainda que tem se dedicado ao aprimoramento das relações do Brasil com os países árabes. Temer disse que se sente honrado pela homenagem que recebeu, já que a Câmara Árabe defere a pessoas que prestam serviços à comunidade. “Esta é uma razão especialíssima para eu me sentir até envaidecido”, concluiu.

O presidente da  Câmara  Comércio Árabe –Brasileira, Marcelo Nabih Sallum, destacou que o número de descendentes árabes  que vivem no Brasil supera a marca de 12 milhões, equivalente a população de São Paulo, o que torna o Brasil a 9ª maior concentração de árabes do mundo. ”Uma nação dentro de outra nação. Brasileiros sim,com coração árabe”, afirmou.

Marcaram presença no encontro, em São Paulo, dez embaixadores da Liga árabe: Embaixador do Estado da Palestina e Decano do Conselho dos Embaixadores Árabes, Ibrahim Alzeben; Embaixador do Sudão, Abd Elghani Elnaim Awad Elkarim; Embaixador da República do Iraque, Baker Fattah Hussen; Embaixador do Estado do Kuwait, Yousef A. Abdulsamad; Embaixador da República Argelina Democrática e Popular, Djamel Bennaoum; Embaixador dos Emirados Árabes Unidos, Sultan Alkaitoob; Embaixador do Sultanato de Omã, Khalid Salim Al Jaradi; Embaixador do Egito, Hossameldin Zaki; Embaixador do Líbano, Joseph Sayah; e Liga dos Estados Árabes no Brasil, Embaixador Bachar Yaghi.