Você está aqui: Página Inicial > Vice-Presidência > Vice-Presidente > Notícias > Notícias do Vice > 2013 > Janeiro > JICA quer ampliar cooperação técnica com o Brasil

Notícia

JICA quer ampliar cooperação técnica com o Brasil

por Portal Planalto publicado: 08/01/2013 13h00 última modificação: 08/01/2013 13h39
Ascom/VPR

Em sua primeira visita oficial ao Brasil, o presidente da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), Akihiro Tanaka, esteve nesta terça (08/01) com o vice-presidente da República Michel Temer. Ele destacou, na audiência, que a JICA quer ampliar a cooperação no Brasil em projetos técnicos nas áreas de gestão de riscos e prevenção de desastres naturais e problemas urbanos. Projetos nestes segmentos já estão sendo implementados desde abril de 2012 com o envio de equipes técnicas da JICA ao Brasil. A Agência já tem projetos consolidados, na área da agricultura no Cerrado brasileiro.

“O Japão é uma potência em desenvolvimento tecnológico e queremos poder desfrutar desta tecnologia para o desenvolvimento do nosso país“, destacou Michel Temer, defendendo o aumento de investimentos no Brasil.

O Brasil e o Japão, por intermédio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e da JICA, também avançaram parcerias no campo da cooperação trilateral. Atualmente, o Programa de Parceria Brasil-Japão (JBPP) conta com mais de trinta iniciativas de cooperação conjunta em favor de terceiros países, incluindo o ProSAVANA em Moçambique, dedicado ao desenvolvimento agrícola.

A atuação da JICA no Brasil é verificada desde sua fundação, em 1974. Nos últimos dois anos fiscais (2011/2010) os valores da cooperação técnica executada no Brasil somaram mais de US$ 40 milhões e os contratos de empréstimo/cooperação financeira representaram montante superior a US$ 200 milhões.