Você está aqui: Página Inicial > Vice-Presidência > Vice-Presidente > Notícias > Notícias do Vice > 2012 > Dezembro > Vice-presidente acompanha posse de Enrique Peña Nieto no México

Notícia

Vice-presidente acompanha posse de Enrique Peña Nieto no México

por Portal Planalto publicado: 01/12/2012 21h25 última modificação: 04/12/2012 18h10
Ascom/VPR

O vice-presidente, Michel Temer, participou na manhã deste sábado (1/12), da posse do novo presidente do México, Enrique Peña Nieto, ele conduzirá o país até 2018.

Peña Nieto apresentou a nova equipe de ministros, pediu apoio do povo mexicano para governar e afirmou que os desafios serão muitos. "Nosso primeiro desafio é deixar o México em paz, trabalharemos em uma eficaz combinação que assegure a paz e o combate à pobreza". Referindo-se às autoridades internacionais presentes, o presidente do México ressaltou que o país se posicionará internacionalmente com responsabilidade global e que promoverá o desenvolvimento econômico. "Seremos uma voz forte", concluiu.

Como as duas maiores economias da América Latina, Brasil e México tem interesse em estreitar as relações comerciais e os investimentos. De janeiro a outubro de 2012, os negócios entre os dois países totalizaram US$ 8,5 bilhões de dólares. Desde 2009, o Brasil tornou-se o sétimo parceiro comercial do México, exportando principalmente manufaturas. Segundo o vice-presidente, Michel Temer, o México também manifestou interesse em conhecer as políticas sociais do governo brasileiro. "Tem havido muito interesse em absorver as nossas políticas sociais, que tiraram milhões de pessoas da pobreza. A ideia é enviar autoridades governamentais ao Brasil para conhecer esse trabalho", afirmou Temer.

Vice-Presidente Michel Temer visita o México.Em entrevista a imprensa, o vice-presidente brasileiro elogiou as ações de combate ao narcotráfico no México e destacou que, no Brasil, esse tipo de ilícito vem sendo tratado pelo Plano Estratégico de Fronteiras, coordenado pela vice-presidência com o apoio dos Ministérios da Defesa e Justiça.

Assim que chegou à capital Mexicana, na noite de sexta-feira, Michel Temer encontrou-se com o vice-presidente dos Estados Unidos, John Biden, durante jantar oferecido pelo então presidente do México, Felipe Calderón. Biden manifestou o interesse em visitar o Brasil e ressaltou que o desenvolvimento econômico do país é importante para a estabilidade da América Latina.