Você está aqui: Página Inicial > Vice-Presidência > Vice-Presidente > Notícias > Notícias do Vice > 2012 > Novembro > Michel Temer afirma que o controle dos gastos públicos é fundamental na democracia

Notícia

Michel Temer afirma que o controle dos gastos públicos é fundamental na democracia

por Portal Planalto publicado: 30/10/2012 17h19 última modificação: 06/11/2012 20h12

O vice-presidente da República, Michel Temer, participou nesta terça-feira, 6 , em Gramado, no Rio Grande do Sul, da cerimônia de abertura da XXII Assembléia Geral da Olacefs, Organização Latino Americana e do Caribe de Entidades Fiscalizadoras Superiores.

Temer ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pelo Tribunal de Contas da União, TCU. "O Tribunal de Contas é fundamental para orientar o Congresso e o governo, fiscalizando o uso do dinheiro público. O Tribunal está ligado diretamente à democracia, porque qualquer cidadão pode acioná-lo em caso de mau uso dos recursos públicos".

Presidente do Tribunal de Contas da União, ministro Benjamin Zymler, agradeceu a presença do vice-presidente e destacou avanços positivos na cooperação entre TCU e o governo federal. Já o vice-presidente da entidade e coordenador da Assembleia, ministro Augusto Nardes, afirmou que o controle de gastos é um tema atual e que exige aprimoramento das normas internacionais.

Coordenado pelo TCU, o encontro reúne até 10 de novembro, autoridades nacionais e estrangeiras da administração pública com o objetivo de discutir ações de cooperação na área de fiscalização de recursos públicos. Representantes da Alemanha, Espanha e China participam como convidados.

A Olacefs é uma organização autônoma e independente, que incentiva a pesquisa científica especializada e desenvolve estudos e assistência técnica. Atualmente, a entidade conta com 22 membros e, até o fim de dezembro, é presidida pelo Equador.

Escute o discurso do Vice-Presidente: