Você está aqui: Página Inicial > Vice-Presidência > Vice-Presidente > Notícias > Notícias do Vice > 2012 > Agosto > Michel Temer e Premiê britânico estabelecem meta para combate à fome mundial

Notícia

Michel Temer e Premiê britânico estabelecem meta para combate à fome mundial

por Portal Planalto publicado: 10/08/2012 14h51 última modificação: 13/08/2012 17h28
Denis Lejeune

Denis Lejeune

 

O vice-presidente da República, Michel Temer, discutiu medidas de combate à desnutrição infantil com o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron e representantes de mais de 20 países. A Cúpula de Combate à Fome, da qual o Brasil é co-patrocinador, terminou com uma meta: reduzir o número de crianças desnutridas em 25 milhões até 2016, data das Olimpíadas no Rio de Janeiro. Uma das medidas é  investir em pesquisas de alimentos mais resistentes ao clima seco na África. A estimativa é que  170 milhões de crianças passam fome no mundo.
A ONU criou o chamado “Desafio Fome Zero” e a Assembleia Mundial de Saúde (AMS)  em que sugeriu a meta de redução até 2025 de 40% no número de vítimas da atrofia infantil - uma forma particular de desnutrição de longo prazo. O compromisso foi acordado por 28 países no chamado “Scaling Up Nutrition Movement” (Movimento de Ampliação da Nutrição).
“O mundo precisa  aproveitar esse momento agora. Nós podemos fazer melhor. Temos o impulso para empreender uma ação internacional. Se conseguirmos prevenir, por meio de ação coletiva global, entre o final dos Jogos de 2012 e o início dos Jogos de 2016, no Rio, a atrofia infantil entre os 25 milhões de crianças menores de cinco anos de idade, então poderemos dizer que o mundo estará no bom caminho para atingir a meta da OMS para 2025”, disse o vice-presidente, Michel Temer. O primeiro-ministro britânico, David Cameron, encerrou o encontro afirmando que “Este desafio virou a meta da cúpula que discute alternativas de combate a desnutrição infantil no mundo”.
Antes do encontro, foi lançada a campanha “Corrida Contra a Fome”. Atletas de diversas nacionalidades tentam chamar atenção sobre a importância do investimento no esporte e no combate à fome. O evento teve participação do corredor Moh Farah, medalha de ouro nos 5 mil e nos 10 mil metros nas Olimpíadas de Londres, e de Pelé, o Rei do Futebol.