Você está aqui: Página Inicial > Vice-Presidência > Vice-Presidente > Notícias > Notícias do Vice > 2012 > Agosto > Michel Temer defende ampliação dos negócios com Reino Unido

Notícia

Michel Temer defende ampliação dos negócios com Reino Unido

Vice-presidente propõe ampliação do modelo de cooperação adotado para Jogos Olímpicos entre Brasil e Inglaterra
por Portal Planalto publicado: 13/08/2012 10h14 última modificação: 13/08/2012 16h14

O vice-presidente da República, Michel Temer, e o vice-primeiro ministro do Reino Unido, Nick Clegg, defenderam, após encontro neste fim de semana, que o modelo de cooperação adotado nos Jogos Olímpicos de Londres seja um modelo para ampliar a relação comercial entre os dois países. Durante o Brazil Business Summit, realizado na Lancaster House, com participação de empresários e representantes de ambos governos, eles elencaram vários pontos de coincidência entre os Estados e assumiram o compromisso de estreitar os laços.

Nick Clegg lembrou do programa Ciência Sem Fronteiras, que é uma das prioridades do governo Dilma Rousseff, para mencionar exemplos de boa afinidade que podem gerar transmissão de conhecimento e maior cooperação. "É algo que o Brasil lançou para formar no exterior para que estudantes apreendam a tecnologia desses países para levar ao Brasil", explicou Temer.

O governo britânico também oferece a experiência na organização dos jogos, com empresas dispostas a investir em infra-estrutura para as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. Clegg mencionou até mesmo a doação da arena onde foram disputados os jogos de basquete, que pode ser desmontada e levada para a capital carioca. Temer lembrou que a relação tem sido intensa, com as exportações do Brasil para o Reino Unido chegando a U$ 5 bilhões, com saldo positivo de U$ 1,3 bilhões para a balança brasileira.

O vice-presidente também recordou que o Brasil atingiu nos últimos anos a estabilidade institucional necessária para os investidores terem segurança sobre o dinheiro aportado em projetos no pais. "A Inglaterra conhece essa estabilidade institucional há séculos, mas no Brasil alcançamos recentemente essa estabilidade para garantir aos investidores o ambiente ideal para fazerem seus projetos", disse Temer. Ele também concordou com uma maior cooperação através da experiência nos Jogos Olímpicos e elogiou a impecável organização inglesa. "Nós queremos muitíssimo aproveitar essa experiência britânica nas organizações dos jogos no Brasil", afirmou Temer

Assunto(s): Governo federal