Você está aqui: Página Inicial > Vice-Presidência > Vice-Presidente > Notícias > Notícias do Vice > 2012 > Abril > Temer concede audiência ao primeiro-ministro da Geórgia

Notícia

Temer concede audiência ao primeiro-ministro da Geórgia

Vice-presidente, Michel Temer, e primeiro-ministro da Geórgia, Nika Gilauri, discutem as relações políticas e comerciais entre os dois países.
por Portal Planalto publicado: 16/04/2012 17h42 última modificação: 16/05/2012 16h10
Romério Cunha

Romério Cunha

O vice-presidente da República, Michel Temer, recebeu em audiência o primeiro-ministro da Geórgia, Nika Gilauri, na tarde desta segunda-feira. No encontro, Gilauri defendeu a intensificação dos laços políticos e comerciais entre os dois países, explicando que mudanças recentes feitas na legislação da Geórgia tornaram o país uma boa opção para exportadores brasileiros que queiram atingir tanto o mercado europeu quanto o asiático.

“Temos uma zona franca e legislação especial que permite a importação de produtos como carne bovina, aves, café e a posterior exportação para os países vizinhos, com os quais temos acordos de livre comércio”, afirmou Gilauri, destacando que o mercado consumidor da região é formado por cerca de 200 milhões de pessoas. “Empresários chineses, indianos, turcos e europeus estão se instalando na Geórgia para aproveitar essas condições”, disse o primeiro-ministro.

Michel Temer afirmou que os empresários paulistas, próxima escala da delegação da Geórgia, devem ficar encorajados a aumentar as exportações para aquele país depois de ouvir as condições apresentadas pelo primeiro-ministro. “Essas facilidades de ordem tributária soam como música aos ouvidos dos empresários brasileiros”, disse o vice-presidente.

Gilauri informou ainda ao vice-presidente que o governo da Geórgia não exige visto de entrada dos turistas brasileiros, permitindo que os visitantes permaneçam naquele país por até um ano. O primeiro-ministro, que convidou Temer para visitar a Geórgia, disse que gostaria que o governo brasileiro adotasse uma política de reciprocidade, principalmente tendo em vista a proximidade da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos.  

O vice-presidente informou que o tratado que permite a isenção do visto para visitantes da Geórgia por até 90 dias, já assinado pelo Ministério das Relações Exteriores, está em análise pelo Congresso Nacional.  O vice-presidente agradeceu a visita e disse que gostaria muito de aceitar o convite feito pelo primeiro-ministro e retribuir a cortesia em um futuro próximo.

Assunto(s): Governo federal