Você está aqui: Página Inicial > Vice-Presidência > Vice-Presidente > Notícias > Notícias do Vice > 2012 > Abril > Brasil e Moçambique intensificam cooperação

Notícia

Brasil e Moçambique intensificam cooperação

por Portal Planalto publicado: 17/04/2012 18h10 última modificação: 16/05/2012 16h10

                O vice-presidente da República, Michel Temer, e o primeiro-ministro de Moçambique, Aires Bonifácio Baptista Ali, discutiram nesta terça (17) mecanismos para o aprofundamento das relações bilaterais e para a intensificação dos laços econômicos entre os dois países. O encontro foi realizado no Palácio do Itamaraty.

                “A prioridade africana conferida na política externa brasileira nos últimos anos é fundamentada na convicção de que Brasil e países africanos podem ser sócios no desenvolvimento. Nesse contexto, Moçambique é um parceiro estratégico e preferencial”, afirmou o vice-presidente em discurso realizado durante almoço oferecido ao primeiro- ministro no Itamaraty após a reunião de trabalho.

                Temer ressaltou que Moçambique é atualmente o maior beneficiário de acordos de cooperação brasileira no continente africano, com mais de 20 iniciativas em curso nas áreas de saúde, educação, formação profissional, esporte, ciência e tecnologia. “Um dos destaques é a fábrica de antirretrovirais e outros medicamentos, que deverá estar pronta para iniciar as operações no segundo semestre deste ano”, disse Temer.

                Outro programa de cooperação discutido na reunião de trabalho foi o Pro-SAVANA, programa de desenvolvimento regional conduzido em parceria por Brasil e Japão com objetivo de disseminar a expertise brasileira no campo da agricultura tropical para as regiões de Savana.

                O primeiro-ministro moçambicano afirmou que a presença brasileira naquele país é muito importante para o desenvolvimento de Moçambique. “O Brasil ocupa um lugar muito importante, temos o privilégio de contarmos com essa parceria especial”, disse Baptista Ali.

Assunto(s): Governo federal