Você está aqui: Página Inicial > Vice-Presidência > Vice-Presidente > Notícias > Notícias do Vice > 2012 > Março > Michel Temer encerra conferência no MIT

Notícia

Michel Temer encerra conferência no MIT

Vice-presidente Michel Temer profere palestra de encerramento na XV MIT Latin American Conference e discorre sobre elementos de integração entre países da América Latina.
por Portal Planalto publicado: 12/03/2012 16h45 última modificação: 16/05/2012 16h10
David Sella

David Sella

A vocação brasileira para a integração com os países latino-americanos é expressão da vontade popular manifestada na Constituição Federal. Essa foi a tônica do discurso proferido pelo vice-presidente Michel Temer no encerramento da XV MIT Latin American Conference, realizada pelo Massachusetts Institute of Technology, em Cambridge, nos Estados Unidos.

Na tarde de sábado (10), o vice-presidente destacou o ponto de vista brasileiro dos elementos de integração latino-americana sob os aspectos econômico, político, social e cultural.  A principal diretriz para uma política de governo direcionada para o aprofundamento dos laços comerciais e políticos com as nações vizinhas, segundo Temer, é o artigo 4º da Constituição Federal: “O processo de integração latino-americano decorre, para o Brasil, portanto, de determinação constitucional. Nascida da vontade popular, a integração é plasmada no Texto Magno como imperativo para o governante”.

Ao discorrer sobre os aspectos da integração econômica entre os países da América Latina, o vice-presidente destacou o papel da Associação Latino-Americana de Integração (ALADI): “além de oferecer sólido arcabouço jurídico aos diversos acordos de comércio na região, promove convergência progressiva de ações para a criação de um mercado comum latino-americano”.

No campo político, Michel Temer ressaltou que prevalece na região não apenas um regime democrático de igualdade formal dos indivíduos, mas que garanta também a inclusão de todos nos processos decisórios e no sistema econômico. “É uma democracia que é, ao mesmo tempo, política e socialmente inclusiva”, complementou.

Os deputados Candido Vaccarezza (PT/SP), Arnaldo Jardim (PPS/SP) e Jorge Tadeu Mudalen (Dem/SP) acompanharam o vice-presidente na viagem a Cambridge. O deputado Gabriel Chalita (PMDB/SP) participou de um dos painéis da conferência (Construindo Pontes entre a América Latina e outros Mercados Emergentes).

Confira aqui a íntegra do discurso do vice-presidente Michel Temer.

Assunto(s): Governo federal