Você está aqui: Página Inicial > Sobre o Portal do Planalto

Sobre o Portal do Planalto

por Portal do Planalto publicado 18/08/2011 16h46, última modificação 03/08/2016 17h43

Seja bem-vindo ao Portal Planalto, o site oficial da Presidência da República do Brasil. Este espaço reafirma o compromisso de agregar, com transparência e objetividade, todas as informações referentes à instituição e às atividades diárias do presidente da República em exercício, Michel Temer. 

Portal Planalto noticia, divulga e detalha em formato multimídia e interativo as políticas públicas que buscam aproximar ainda mais o governo federal dos cidadãos.

Em poucos cliques é possível pesquisar todos os discursos e entrevistas - em texto, áudio e vídeo -, fotos dos compromissos presidenciais, a biografia dos ministros de Estado, além de cobertura completa das cerimônias conduzidas pelo presidente Temer.

Para os jornalistas, foi criada uma área específica onde está compilado todo o material de apoio das atividades presidenciais, como agenda oficial, releases e notas oficiais em primeira mão.

Além das notícias mais recentes, o site disponibiliza o acesso à Biblioteca da Presidência. Nesta página, o usuário encontra a documentação histórica da Presidência ao oferecer a relação de todos os ex-presidentes e as respectivas fotos, biografias e resumo de seus mandatos e estrutura dos ministérios. Também está disponível o acesso a toda a legislação brasileira. O usuário poderá consultar não apenas a Constituição de 1988, como também todas as leis ordinárias e complementares, todos os códigos, estatutos, PECs (Propostas de Emenda à Constituição), Decretos e Medidas Provisórias, atos normativos de valor histórico e convenções, acordos e tratados internacionais.

Outra seção explica quais são e como devem ser apresentados os símbolos nacionais, lista os palácios e residências oficiais e relaciona os órgãos que integram a  estrutura do Poder Executivo federal.

O usuário pode acompanhar o dia a dia do governo federal e compartilhar informações com os perfis da Presidência da República no Twitter, Flickr e Youtube. Além das redes sociais, o público poderá fazer perguntas diretamente para o presidente Michel Temer por meio do Fale com o Presidente.

O Portal Planalto apresenta melhor performance porque utiliza a versão 4.3 do Plone, publicador de código aberto que permite a colaboração de grande número de programadores para seu desenvolvimento, seja em termos de suporte, segurança ou extensões.

O portal é hospedado no Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), empresa pública que garante ao site milhares de acessos simultâneos com procedimentos rígidos de proteção ao sistema.

As páginas são projetadas para serem totalmente acessíveis. No menu superior há botões para ampliar o tamanho das letras e aumentar o contraste do fundo da tela para realçar o conteúdo e, assim, deixar a leitura mais confortável. Ajudam nesta tarefa os conteúdos em áudio e vídeo, além de navegação pelo teclado do computador.

A Secretaria de Comunicação Social oferece, gratuitamente, todo o material do Portal Planalto - textos, vídeos, fotografias e áudios - desde que seja citada a fonte. No caso da fotografia, devem ser dados os créditos.

Assunto(s): Governo federal