Você está aqui: Página Inicial > Presidência > Ministros > Secretaria da Micro e Pequena Empresa

Secretaria da Micro e Pequena Empresa

por Portal do Planalto publicado 28/10/2013 21h02, última modificação 13/05/2016 17h18
Guilherme Afif Domingos

 

Nasceu em São Paulo, em 18 de setembro de 1943. É casado com Silvia Maria Dellivenneri Domingos, com quem tem quatro filhos. É formado em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia do Colégio São Luís.

É o vice-governador eleito na chapa de Geraldo Alckmin. 
Foi presidente do Conselho Gestor de Parcerias Público-Privadas entre julho de 2011 a maio de 2013. Foi secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo de janeiro a abril de 2011; do Emprego e Relações do Trabalho de janeiro de 2007 a março de 2010 – quando se desincompatibilizou do cargo para concorrer às eleições.

Como presidente do Programa Estadual de Desburocratização (PED), propôs a criação do MEI (Microempreendedor Individual).
Em 2006 obteve mais de 8,2 milhões de votos ao se candidatar, pela segunda vez, ao Senado Federal.

Como presidente da Associação Comercial de São Paulo e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo, liderou a mobilização que derrubou a Medida Provisória 232 e lançou a campanha De Olho no Imposto, que colheu mais de 1,6 milhão de assinaturas para respaldar o projeto de lei que regulamenta o parágrafo 5º do artigo 150 da Constituição Federal, que é de sua autoria.

Em sua gestão à frente do Sebrae foi o responsável pela mobilização que resultou no Simples e no novo Estatuto das Micro e Pequenas Empresas. 
Em 1986 foi eleito deputado federal constituinte com 509.000 votos – o 3º mais votado do Brasil. É o autor do artigo 179 da Constituição, que garante o tratamento diferenciado aos micros e pequenos empresários.

No início dos anos 80 assumiu a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, criando o Programa para o Plantio de Feijão com Irrigação. Implantou os varejões, mercadões e sacolões. Além disso, foi responsável pelo encaminhamento e direção do Pró-Álcool e pela ampliação do plantio de seringueiras.

Em 1976, como presidente do Banco de Desenvolvimento do Estado de São Paulo (Badesp), realizou o primeiro Congresso Brasileiro da Pequena Empresa, berço do Estatuto da Pequena Empresa, e iniciou os programas de financiamento a esse segmento empresarial.

Acesse o site do Ministério - http://www.smpe.gov.br/