Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2015 > 06 > Sisu recebe inscrições para vagas no ensino superior público até quarta (10)

Notícia

Sisu recebe inscrições para vagas no ensino superior público até quarta (10)

Educação

Edição do segundo semestre oferta 55.576 vagas em 72 instituições públicas. Interessados devem inscrever-se pela internet
por Portal Planalto publicado: 08/06/2015 19h11 última modificação: 08/06/2015 19h11

Começaram nesta segunda-feira (8) as inscrições para a edição do segundo semestre do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2014 e queiram se candidatar para vagas em instituições públicas de ensino superior têm até às 23h59 de quarta-feira (10) para se inscrever, somente pela internet.

Esta edição do Sisu vai oferecer 55.576 vagas em 72 instituições públicas. O resultado será divulgado em 15 de junho em uma única chamada, e quem for selecionado deve realizar a matrícula nos dias 19, 22 e 23 de junho. O critério de seleção será a nota final obtida pelo estudante no Enem 2014. 

Quem não conseguir uma vaga na primeira chamada, pode aguardar a segunda chamada que acontecerá entre os dias 15 e 26 de junho. Nesta etapa, o candidato só poderá manifestar interesse em participar da lista de espera para o curso que escolheu como primeira opção.

Como participar
Para participar do Sisu, é necessário que o candidato tenha feito o Enem de 2014 e não tenha tirado zero na redação. Na hora da inscrição, deverá escolher até duas opções entre as vagas ofertadas, por ordem de preferência. Esta edição do programa oferecerá pelo menos 37,5% das vagas para estudantes cotistas.

O estudante também deve definir, na inscrição, se deseja se candidatar às vagas de ampla concorrência ou às vagas reservadas de acordo com a Lei de Cotas (Lei 12.711/2012), para aqueles que cursaram o ensino médio integralmente em escolas públicas.

O sistema do Sisu calcula a nota de corte uma vez por dia, durante o período de inscrição. O cálculo é feito com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos no curso escolhido, mas é apenas uma referência, não garante que será selecionado. O estudante pode mudar de opção de curso até o fim do período de inscrição.

Nova tecnologia
Segundo o Ministério da Educação, cerca de 30% das visitas às páginas dos programas de acesso ao ensino superior são feitas por tablets e celulares. Para atender a esta demanda, foi criado o aplicativo do Sisu, que mostra as vagas disponíveis por curso e instituição, simula a nota final com base no Enem e fará a atualização diária das notas de corte, quando o sistema estiver aberto. A ferramenta está disponível gratuitamente nas lojas do Android e do WindowsPhone ou pela página de dispositivos móveis do programa.

Segunda edição de 2015 do ProUni

O Programa Universidade para Todos (ProUni) abre as inscrições para a sua segunda edição de 2015 no próximo dia 16, e segue até as 23h59 do dia 18 deste mês. A portaria do Ministério da Educação foi publicada nesta segunda-feira (8) no Diário Oficial da União.

Serão divulgadas duas chamadas on-line, na página do programa, sendo a primeira no dia 22 deste mês, e a segunda em 6 de julho. Para fazer a inscrição, o candidato deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 e obtido, no mínimo, 450 pontos de média, além de uma nota acima de zero na redação.

Fonte:
Portal Planalto, com informações do Ministério da Educação e da Agência Brasil