Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2015 > 06 > Brasil conta com mais de 300 entidades de combate à desigualdade racial

Notícia

Brasil conta com mais de 300 entidades de combate à desigualdade racial

Políticas públicas

Nordeste concentra 40% do total de órgãos distribuídos pelo território nacional. Bahia é a campeã entre os estados
por Portal Planalto publicado: 08/06/2015 19h36 última modificação: 08/06/2015 19h36

O Brasil possui 304 órgãos e conselhos de promoção da igualdade racial distribuídos pelo território nacional. Os dados são de levantamento realizado pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir),  divulgado nesta segunda-feira (8). 

O resultado reforça a atuação do governo federal na execução de políticas para vencer a desigualdade racial no País. As entidades são parte do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir), projeto implantado pela Seppir a partir de 2013, com a finalidade de organizar e articular políticas e serviços destinados a superar as questões da desigualdade racial no Brasil. 

Para aderir ao sistema, as cidades interessadas precisam manter um órgão ou conselho para promoção da igualdade racial. Caso atendam esse requisito, basta entrar em contato com a Seppir.

Os municípios interessados assumem compromissos no âmbito da política de igualdade racial e recebem incentivos para sua implementação, com o acesso prioritário a recursos federais por meio de pontuação em chamamentos públicos promovidos pela secretária. 

Nordeste responde pela maioria

O Nordeste brasileiro concentra uma fatia de 40% do total de órgãos distribuídos pelo território nacional. Na sequência, vêm as regiões Sudeste (32%), Sul (12%), Centro-Oeste (9%) e Norte (7%). A Bahia lidera  entre as unidades da federação, com 31 órgãos, seguida por São Paulo (27) e Maranhão (25). 

Em relação aos conselhos, o destaque é o Sudeste com 47% do total, seguido pelas regiões Nordeste (21%), Sul (16%), Centro-Oeste (12%) e Norte (5%). Os estados com o maior número de conselhos voltados para a promoção da igualdade racial são: São Paulo (18), Minas Gerais (16), Rio de Janeiro (11) e Bahia (9).

Fonte:
Portal Planalto, com informações da Secretária de Políticas de Promoção da Igualdade Racial