Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2015 > 06 > Melhorias na infraestrutura de aeroportos brasileiros agradam passageiros

Notícia

Melhorias na infraestrutura de aeroportos brasileiros agradam passageiros

Concessões

Aeroportos nacionais sob responsabilidade da iniciativa privada receberão investimentos durante todo o período do contrato. Expectativa é que a capacidade triplique nos próximos 20 anos
por Portal Planalto publicado: 09/06/2015 10h34 última modificação: 09/06/2015 15h12

Desde que passaram a ser administrados pela iniciativa privada, alguns dos principais aeroportos brasileiros apresentaram melhorias de infraestrutura notáveis, especialmente para os mais interessados: os passageiros.

De acordo com a Secretaria de Aviação Civil (SAC), a movimentação nos aeroportos do País no primeiro trimestre de 2015 aumentou 4,68% em comparação com o mesmo período de 2014.

Até agora, o governo federal leiloou seis terminais: Aeroporto Internacional de Brasília – Presidente Juscelino Kubitschek; Aeroporto Internacional de São Paulo – Guarulhos; Aeroporto Internacional de Campinas – Viracopos; Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro – Galeão; Aeroporto Internacional de Belo Horizonte – Confins; e Aeroporto de Natal – São Gonçalo do Amarante.

Itens relacionados
Programa de Investimento em Logística prevê investimentos de R$ 198,4 bilhões
Em primeira fase do plano, parceria com iniciativa privada rendeu investimentos de R$ 32 bilhões em rodovias

Em 2014, 117 milhões de passageiros utilizaram os aeroportos do País. Segundo o ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha, a capacidade dos aeroportos nacionais vai triplicar nos próximos 20 anos, e a aviação regional deverá ter um crescimento de 9% ao ano.  

Confira as melhorias já executadas e previstas para os aeroportos do Galeão, Brasília, Guarulhos, Viracopos, Confins e São Gonçalo do Amarante

Avaliação dos passageiros

A última Pesquisa de Satisfação do Passageiro (abril/2015), que é realizada pelSecretaria de Aviação Civil trimestralmente, mostrou que os passageiros estão mais satisfeitos com os aeroportos nacionais. No total, foram ouvidos 13.384 usuários. Dos 15 aeroportos pesquisados no primeiro trimestre deste ano, 10 foram avaliados com notas acima de 4, em uma escala de 1 a 5.

De acordo com a SAC, é a primeira vez que a nota média dos aeroportos ultrapassa 4 quando os passageiros são perguntados sobre sua satisfação geral, desde 2013, quando a pesquisa foi iniciada.

Entre os aeroportos mais bem avaliados, três estão concedidos à iniciativa privada: Viracopos teve nota 4,38, Brasília ficou com 4,26, e Guarulhos alcançou 4,05. Em seguida vêm Confins com nota 3,88, e Galeão, com 3,85. O aeroporto pesquisado de Natal nesta ocasião foi o Augusto Severo, já que São Gonçalo do Amarante ainda não estava pronto.

Segundo a pesquisa da SAC, Viracopos foi considerado o melhor aeroporto do Brasil. O terminal melhorou 9,2% em relação a si próprio, quando comparado o mesmo período de 2014, saltando da 5ª para a 1ª posição em abril deste ano.

O levantamento também mostrou que o Aeroporto Internacional de Brasília – Presidente Juscelino Kubitschek foi o que mais melhorou em relação a si mesmo, com um aumento de 21% na satisfação dos passageiros em relação ao mesmo período de 2014. Entre suas melhorias, destacam-se um terminal para 21 milhões de passageiros por ano, novas posições para aeronaves, aumento da capacidade do estacionamento, reforma e construção de novos sanitários e reforma do embarque internacional, entre outras.

O aeroporto Internacional do Rio de Janeiro será o responsável, em 2016, por receber turistas e delegações estrangeiras durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Para atender à demanda, o Galeão passará por obras como a construção do Píer Sul e a conclusão do Terminal 2. As reformas ampliarão o número de pousos e decolagens, pontes de embarque e darão maior agilidade no processamento de passageiros.

O Aeroporto Internacional de São Paulo – Guarulhos foi um dos que teve nota acima de 4 na pesquisa da SAC (4,05). As melhorias previstas incluem um novo terminal, para novas pontes de embarque, pátio para mais aeronaves e mais vagas de garagem.

Embora com nota inferior a 4, a pesquisa de satisfação da SAC apontou que Confins teve um aumento de 11,9% na nota dada pelos usuários, e empatou, em segundo lugar, na relação dos aeroportos que mais melhoraram em relação a si próprios, com o aeroporto de Manaus (AM).

Pesquisa de percepção é feita pela Secretaria de Aviação Civil. Foram ouvidos 13.384 passageiros em abril de 2015

Fonte:
Portal Planalto, com informações da Infraero e da Secretaria de Aviação Civil