Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2015 > 06 > Brasileiros que viajam com frequência aos EUA terão entrada facilitada a partir de 2016

Notícia

Brasileiros que viajam com frequência aos EUA terão entrada facilitada a partir de 2016

Internacional

Inclusão do Brasil no programa Global Entry agilizará entrada de viajantes frequentes em território americano. Iniciativa entrará em vigor a partir do primeiro semestre de 2016
por Portal Planalto publicado: 30/06/2015 19h25 última modificação: 30/06/2015 20h49

A presidenta Dilma Rousseff anunciou nesta terça-feira (30), em parceria com o governo dos Estados Unidos, a inclusão do Brasil no programa Global Entry, que agiliza a entrada de viajantes frequentes em território americano.O anúncio foi feito durante declaração conjunta à imprensa, após reunião entre Dilma e Barack Obama. A iniciativa entrará em vigor a partir do primeiro semestre de 2016.  

A exigência do visto para entrada de brasileiros em território americano continua valendo, mas o processo de entrada ficará mais simples para os viajantes frequentes, como é o caso de empresários. No Global Entry, ao invés do viajante enfrentar filas de imigração, ele precisará apenas apresentar o passaporte em um leitor eletrônico, no momento do desembarque. Os equipamentos estão disponíveis em todos os aeroportos internacionais dos EUA.

"Hoje, eu também agradeço ao presidente Obama, porque nós decidimos facilitar a entrada, nos Estados Unidos, de viajantes frequentes do Brasil no âmbito do Programa Entrada Global, ou Global Entry", destacou a presidenta Dilma. 

Os dois países se comprometeram a colocar  o programa em prática até a primeira metade de 2016. Nos próximos dias, autoridades dos dois países se reunirão para definir os detalhes e procedimentos para implementação da medida. Além disso, os dois líderes concordaram em se empenhar para que a dispensa do visto em território brasileiro e americano saia do papel.

"Os presidentes comprometeram-se a trabalhar conjuntamente para que se cumpram os requisitos tanto do Programa de Dispensa de Vistos dos Estados Unidos quanto da legislação brasileira correspondente, de modo a permitir viagens sem vistos de cidadãos brasileiros e norte-americanos entre os dois países", assinalou comunicado conjunto divulgado pela duas nações. 

Fonte:
Portal Planalto, com informações da Agência Brasil, Ministério das Relações ExterioresU.S. Customs and Border Protection