Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2015 > 04 > Presidenta Dilma empossa novo Ministro do Turismo

Notícia

Presidenta Dilma empossa novo Ministro do Turismo

Equipe de Governo

Ex-deputado federal pelo Rio Grande do Norte, Henrique Eduardo Alves fez oposição ao regime militar, participou do movimento pelas Diretas Já e integrou a Assembleia Nacional Constituinte.
por Portal Planalto publicado: 16/04/2015 19h47 última modificação: 16/04/2015 19h47

A presidenta Dilma Rousseff empossou o novo ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, nesta quinta-feira (16), em cerimônia no Palácio do Planalto. 

Em discurso realizado durante a cerimônia de posse, a presidenta deu as boas-vindas ao novo integrante da pasta e destacou os desafios que ele terá nos próximos meses, sobretudo com a proximidade dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

“Henrique Eduardo Alves chega ao Ministério do Turismo com várias tarefas e um grande desafio. Estamos a 477 dias do início dos Jogos Olímpicos e a 510 dias dos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro, momentos extraordinários para ampliar a importância de nosso país, não só como pátria esportiva, pátria de nós todos, mas também como uma referência internacional e, por isso mesmo, destino turístico”, afirmou.

Dilma Rousseff também reforçou a responsabilidade e o compromisso do governo federal em fazer com que as Olimpíadas seja um evento de sucesso e torne-se uma referência internacional, assim como aconteceu na Copa 2014.

“Mais uma vez nós vamos estar na rota dos desportistas, na rota dos turistas de todo o mundo. Mais uma vez, os cidadãos brasileiros terão a oportunidade de presenciar e assistir um dos maiores eventos internacionais, mesmo porque as Olimpíadas e as Paraolimpíadas têm uma simbologia toda especial por consistir em uma referência de paz e amizade entre todos os povos.” 

Mercado do Turismo no Brasil

A presidenta lembrou ainda que, no Brasil, a indústria do turismo já responde por quase 4% do Produto Interno Bruto e mantém cerca de três milhões de empregos diretos.

“Mesmo tendo desenvolvido a indústria do turismo nos últimos anos, o Brasil tem ainda muito, muitíssimo espaço para crescer nessa atividade”, lembrou Dilma. “Mas, nós temos todas as condições de combinar isso que é um bem imaterial aos bens materiais, como é a qualidade da infraestrutura, da infraestrutura desportiva, da infraestrutura de transporte, da infraestrutura receptiva. Isso tudo combinado faz inteira diferença”, ressaltou.

Democratização do Turismo

Em seu discurso, a presidenta salientou ainda a expansão do número de passageiros que agora podem ter acesso a viagens aéreas. 

“Esse número saltou nos últimos anos, de 2010 a 2014, de 85 milhões e 500 mil passageiros, em 2010, para 117 milhões, em [20]14. É bom lembrar sempre que em 2003 o número era 36 milhões de passageiros apenas. Hoje, chegamos a superar em mais 17 mil a casa dos 100 milhões”, pontuou Dilma Rousseff.

De acordo com Dilma, para conectar o imenso mercado consumidor aos destinos turísticos espalhados pelo País, o governo federal está ampliando e fortalecendo a aviação regional.

“Qualificar os serviços, aprimorar a divulgação dos destinos, criar novos produtos adequados a esses novos consumidores, são tarefas que eu tenho certeza que o ministro Henrique Eduardo Alves desempenhará a altura. Trabalho que nós vamos continuar nos dedicando com afinco, em parceria”, afirmou.

Perfil do Ministro

Henrique Eduardo Alves é advogado formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi deputado federal pelo Rio Grande do Norte, fez oposição ao regime militar (1964-1985), participou do movimento pelas Diretas Já e integrou a Assembleia Nacional Constituinte responsável pela elaboração da Constituição de 1988.

Fonte:

Portal Planalto, com informações do Blog do Planalto