Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2015 > 04 > Ministro apresenta políticas publicas brasileiras em encontro da União Africana na Etiópia

Notícia

Ministro apresenta políticas publicas brasileiras em encontro da União Africana na Etiópia

por Portal Planalto publicado: 23/04/2015 16h32 última modificação: 23/04/2015 16h32

O ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Patrus Ananias, representa, nesta quinta-feira (23), o governo brasileiro na reunião de ministros da Primeira Sessão do Comitê Técnico Especializado sobre Desenvolvimento Social, Trabalho e Emprego da União Africana (UA). O encontro, que será em Adis Abeba, na Etiópia, começa nesta terça-feira (21) e vai até sexta-feira (24).

O tema geral da reunião será “Proteção Social para o Crescimento Inclusivo”. São aguardados cerca de 70 ministros, de diversas áreas, de 54 países da África e do Brasil. O encontro será composto de duas partes, dos dias 20 a 22 será a reunião de especialistas e de 23 a 24, a reunião de ministros. 

A inclusão produtiva rural terá destaque na fala do ministro, que apresentará o Plano Brasil sem Miséria e outras iniciativas brasileiras de fomento às atividades rurais, como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), compras públicas e a interação destas políticas com outras, como as voltadas para segurança alimentar e nutricional. Juntas, essas políticas contribuíram para a retirada de 36 milhões de brasileiros da extrema pobreza.

O Brasil tem acordos de cooperação técnica que ajudam a desenvolver a agricultura familiar de outros países como a África. Uma destas ações é Programa Mais Alimentos Internacional. Ele estabelece uma linha de crédito concessional para o financiamento de exportações brasileiras de máquinas e equipamentos destinados à agricultura familiar e fornecer apoio a projetos de desenvolvimento rural para o fortalecimento da produção da agricultura familiar por meio da cooperação técnica e do intercâmbio de políticas públicas.

Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Agrário