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Notícia

Manoel Dias inaugura central de atendimento ao trabalhador mais moderna e 24 horas

Conforto para o cidadão

Além de prestar informações eletrônicas gratuitas em qualquer horário do dia ou da noite, Alô Trabalho contará com 157 posições de atendimento direto com um atendente
por Portal Planalto publicado: 30/04/2015 20h06 última modificação: 30/04/2015 20h06
Divulgação MTE/Renato Alves Serviço pelo telefone 158 aproxima o relacionamento entre o governo e os trabalhadores e empregadores

Serviço pelo telefone 158 aproxima o relacionamento entre o governo e os trabalhadores e empregadores

O ministro do Trabalho e Emprego (MTE), Manoel Dias, inaugurou nesta quinta-feira (30), a Central de Atendimento Alô Trabalho, que funciona pelo telefone 158. Trata-se de mais uma ação de modernização que expande a capacidade de atendimento do órgão ao cidadão, por meio eletrônico e humano, em todo país. A expectativa é de que sejam atendidos, em média, 26.700 usuários/dia no atendimento telefônico/humano, totalizando uma média de 587.400 usuários/mês.

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Para o ministro, a partir da inauguração da Central,  trabalhadores e empregadores poderão, de qualquer lugar do país, obter informações sobre os diversos serviços e programas do ministério, sem os custos de locomoção até uma unidade da rede de atendimento. “É nossa obrigação prestar um serviço público de qualidade, e essa é uma ação de fundamental importância para alcançarmos esse objetivo”, avaliou Manoel Dias, complementando que a inauguração da ferramenta é “uma questão de respeito para com os usuários dos serviços da instituição”.

A Central Alô Trabalho é acessada pelo número 158 e a chamada pode ser feita de qualquer telefone fixo público ou privado gratuitamente. Também é possível receber chamadas de telefones celulares, com custos, nesse caso, por conta do usuário.

Há ainda a previsão de implementação da Consulta Automatizada a Benefícios, em que o usuário poderá consultar a liberação do seguro-desemprego e abono salarial, sem a necessidade de falar com um atendente. A partir da interação direta com a Unidade de Resposta Audível (URA), o usuário ouvirá instruções, fornecerá os dados e receberá de forma vocalizada a informação disponível no banco de dados.

O evento de inauguração da ferramenta foi realizado na sede da Central de Atendimento Alô Trabalho, no Setor de Indústria Bernardo Sayão, Núcleo Bandeirante, em Brasília (DF).

Canal de informação

O canal de atendimento telefônico Alô Trabalho está preparado para atender a população com informações sobre diversos serviços e programas a qualquer hora do dia ou da noite, ininterruptamente.

O atendimento eletrônico é feito por meio de informações pré-gravadas em que o usuário escolhe a opção desejada. Esse serviço funcionará 24 horas por dia, sete dias por semana, para prestar eletronicamente informações sobre seguro-desemprego, abono salarial, programas ministeriais, cadastro de entidades sindicais, Rais e procura de emprego. 

Quem desejar saber sobre legislação trabalhista, carteira de trabalho, Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), ouvidoria, agendar atendimento em uma unidade do Ministério do Trabalho ou saber sobre outras informações tem a opção de falar diretamente com um atendente. O atendimento humano funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Infraestrutura

A Central foi planejada para ter 157 Posições de Atendimento (PAs) operando de forma simultânea, por 12 horas diárias ininterruptas.

Composta por estrutura que combinará telefonia e informática, além do atendimento telefônico o Alô Trabalho contará ainda com equipe de multimeios para responder as mensagens enviadas pelo Fale Conosco http://portal.mte.gov.br/faleconosco/ e com pessoal de suporte responsável pelo gerenciamento e monitoramento do serviço, de forma que o atendimento atinja o nível de excelência de qualidade pretendido.

Ouvidoria

A Ouvidoria do Ministério do Trabalho e Emprego é um canal direto de comunicação com a população, que recebe reclamações, sugestões, críticas, elogios e denúncias, referentes a procedimentos e ações de agentes, diretamente ligados ou subordinados ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

O papel da Ouvidoria é proteger o cidadão contra a violação de direitos, erros, negligências, abuso de poder ou a má administração do serviço público. O objetivo é tornar a ação governamental mais transparente e os agentes públicos mais responsáveis por suas ações, omissões e decisões.

A ouvidoria recebe, analisa e encaminha as manifestações dos cidadãos aos setores do MTE. Acompanha as providências adotadas, cobra soluções e mantém o cidadão informado acerca de suas manifestações. Atua sugerindo mudanças, de acordo com as demandas dos cidadãos. Elabora relatórios que sugerem melhoria e subsidiam os gestores na tomada de decisões. Funciona como um canal de comunicação rápido e eficiente, estreitando a relação entre a sociedade e o Ministério do Trabalho e Emprego.

Fonte:

Portal Planalto, com informações do Ministério do Trabalho e Emprego