Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2015 > 04 > Itamaraty trabalha 24 horas por dia e mantém posto de atendimento a brasileiros no Nepal

Notícia

Itamaraty trabalha 24 horas por dia e mantém posto de atendimento a brasileiros no Nepal

Assistência

Governo federal faz contato com 194 brasileiros e todos passam bem após terremoto
por Portal Planalto publicado: 28/04/2015 18h12 última modificação: 29/04/2015 13h58

As equipes do Itamaraty em Brasília e da Embaixada do Brasil em Katmandu, no Nepal, estão trabalhando 24 horas por dia, acompanhando em tempo real a situação dos brasileiros no país asiático e mantendo contato direto com as famílias no Brasil.

O Itamaraty já fez contato com 194 brasileiros que estavam no Nepal durante o maior terremoto a atingir o país nos últimos 80 anos. Apenas três ficaram feridos, um deles com a perna quebrada, mas que já recebeu atendimento médico e passa bem. Outros dois tiveram ferimentos leves.

Os demais brasileiros no Nepal passam bem e estão recebendo assistência consular. O Itamaraty estima em 220 o total de brasileiros no país asiático.

Os brasileiros que procuram a embaixada podem usar computadores para fazer compras de passagens e manter contato com parentes no Brasil.

A embaixada do Brasil em Katmandu também montou um centro de atendimento a brasileiros no aeroporto da capital nepalesa e um posto de atendimento no aeroporto de Nova Délhi, principal rota aérea de saída de Katmandu, para auxiliar os brasileiros que deixam o Nepal e fazem escala na Índia.

Por volta do meio dia do último sábado (25), horário local – madrugada de sábado no horário de Brasília – um terremoto de magnitude 7,8 na escala Richter devastou o país asiático provocando mais de 4 mil mortes e afetando mais de 8 milhões de pessoas.

O abalo teve o epicentro a cerca de 80 quilômetros da capital nepalesa e foi sentido em outros países, como a Índia, China, Bangladesh e o Paquistão. No domingo (26), um segundo tremor de magnitude 6,7 na escala Richter agravou ainda mais a situação no país.

Em nota oficial publicada neste domingo (25), a presidenta Dilma Rousseff expressou grande pesar pelo terremoto que atingiu o Nepal, Índia e China. “Declaro minha solidariedade aos povos desses países e, em especial, aos brasileiros que estão na região e aos seus familiares. Ressalto que a Embaixada do Brasil em Katmandu está tomando todas as providências em apoio aos cidadãos brasileiros que estão no Nepal."

Por motivos de privacidade a todos os envolvidos, a planilha de cidadãos brasileiros não será divulgada à imprensa e os dados serão transmitidos apenas a seus familiares e amigos, em caráter individual.

Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) disponibiliza assistência a cidadãos que estão no Brasil e/ou no país asiático


Fonte:

Portal Planalto