Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2015 > 04 > Governo Federal reforça ações de assistência às famílias catarinenses

Notícia

Governo Federal reforça ações de assistência às famílias catarinenses

O governo federal, por meio dos ministérios da Integração Nacional (MI) e do Trabalho e Emprego (MTE), se mobiliza para apoiar as famílias atingidas por um tornado no município de Xanxerê, em Santa Catarina, na região Oeste do Estado.
por Portal Planalto publicado: 22/04/2015 17h49 última modificação: 22/04/2015 17h49

Exército é destacado para auxiliar na desobstrução de estradas. Governo envia kits  de limpeza e de higiene para vítimas do tornadoO MI, por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), mobilizou uma tropa com 100 homens do Exército para ajudar na remoção dos escombros e limpeza da cidade. Já o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, que é catarinense, garantiu a liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para as famílias atingidas.

Segundo Dias, os procedimentos junto ao fundo terão início nesta quarta-feira (22) para que as famílias tenham condições de dispor de algum recurso para reconstruírem o que foi destruído o mais rápido possível.  “O FGTS já foi liberado em outros casos. Vamos tomar todas as providências para que os recursos cheguem até as pessoas que tiveram suas casas destruídas”, afirmou. Para que as famílias tenham acesso ao benefício, serão realizados mutirões de documentação para a emissão de carteira de trabalho, necessária à liberação do FGTS.

Com o reconhecimento do estado de calamidade pública em Xanxerê e situação de emergência em Ponte Serrada, os municípios poderão solicitar recursos da União para ações de socorro, assistência às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução.

Os anúncios foram feitos pelos ministros da Integração Nacional, Gilberto Occhi, e do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, que visitaram as áreas atingidas durante a manhã desta quarta (22). As ações tiveram início na última segunda, quando a presidenta Dilma Rousseff conversou com o governador Raimundo Colombo.

Fonte:

Portal Planalto com informações do Ministério do Trabalho e Emprego