Você está aqui: Página Inicial > Excluir (Histórico não Será Migrado) > Velejadores disputam vaga na equipe brasileira que vai aos Jogos Olímpicos

Notícia

Velejadores disputam vaga na equipe brasileira que vai aos Jogos Olímpicos

por Portal Planalto publicado: 11/01/2012 11h38 última modificação: 11/01/2012 11h38

Os melhores velejadores do País disputarão nas águas de Búzios, no Rio de Janeiro, classificação para a equipe que representará o Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres 2012. A Semana Brasileira de Vela, que nesta edição deverá preencher as sete vagas olímpicas garantidas pelo País, será realizada entre os dias 2 e 12 de fevereiro.

Promovido pela Confederação Brasileira de Vela e Motor (CBVM), o campeonato é viabilizado por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, do Ministério do Esporte, e conta com o patrocínio financeiro do Bradesco e da CPFL Energia.

Cerca de 60 atletas velejarão nas raias fluminenses nas classes star (masculino), finn (masculino), 49er (masculino), 470 (masculino e feminino), RS:X (masculino e feminino), laser radial (feminino) e laser standard (masculino).

O superintendente da CBVM, Ricardo Baggio, explica como os velejadores lutarão por uma vaga na equipe nacional. “No sistema seletivo atual, o atleta que conquistou a vaga para o Brasil na respectiva classe ganhou um ponto pelo objetivo alcançado. Se vencer a Semana Brasileira de Vela, confirmará a vaga olímpica. Caso outro velejador vença a competição, os dois ou as duas tripulações participarão do Troféu Princesa Sofia, em Palma de Majorca, custeados pela CBVM. Quem tiver a melhor classificação final na Espanha representará o Brasil em Londres.”

Jorge Zarif (classe finn), Patrícia Dacosta Freitas (RS:X feminino), Ricardo Winicki (RS:X masculino), Bruno Fontes (laser standard masculino), Adriana Kostiw (laser radial feminino), Martine Grael e Isabel Swan (470 feminino) e Robert Scheidt e Bruno Prada (star) largam na frente. Eles são os velejadores que conquistaram as sete vagas brasileiras para Londres 2012 durante o Campeonato Mundial, disputado no mês de dezembro, em Perth, na Austrália.

Os velejadores das classes 49er, 470 masculino e match race feminino ainda estão em busca da classificação para o Brasil. Eles terão a chance de lutar pelas vagas olímpicas remanescentes nos campeonatos mundiais da classe 49er, em maio, na Croácia, e da classe 470 masculino, na Espanha. Já no match race feminino, as vagas que restam serão disputadas na Semana de Vela de Miami, nos Estados Unidos, entre os dias 22 e 28 de janeiro.

Fonte: Ministério do Esporte