Você está aqui: Página Inicial > Excluir (Histórico não Será Migrado) > Já estão abertas inscrições para o Pronatec Copa

Notícia

Já estão abertas inscrições para o Pronatec Copa

por Portal Planalto publicado: 29/06/2012 10h56 última modificação: 29/06/2012 10h59

A partir desta sexta-feira (29), o Ministério do Turismo abre inscrições para 40 mil vagas em 29 cursos gratuitos em diversas áreas do setor turístico e também cursos de inglês, espanhol e libras. Os cursos irão qualificar trabalhadores do setor de turismo que vão atuar na Copa do Mundo de 2014.

Até o início do mundial, o governo pretende beneficiar um total de 240 mil trabalhadores qualificados em cursos gratuitos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego, o Pronatec Copa.

O ministro do Turismo, Gastão Vieira, ressaltou que a qualificação profissional é fator fundamental para aumentar a competitividade no turismo. “O objetivo é atender aos profissionais que buscam qualificação para os grandes eventos”, declarou. "O programa, além de melhorar a qualidade do atendimento aos turistas brasileiros e estrangeiros, garantirá um legado social, de conhecimento e fomento ao setor turístico nacional".

Os cursos estão disponíveis em 117 municípios, incluindo as 12 cidades que receberão os jogos da Copa, municípios que estão no entorno dessas cidades e poderão dar suporte durante o evento, além de outros que são reconhecidamente destinos turísticos internacionais.

De acordo com o Ministério do Turismo, não há números pré-estabelecidos para cada região e a formação de turmas com os cursos dependerá da demanda em cada área.

A duração média dos cursos é de quatro meses. Serão oferecidos, de forma presencial, nas sedes do Sistema S (Senac, Senai, Sesc, Sesi e Senat) e nos institutos federais de educação profissional. Os participantes terão auxílio com alimentação e transporte.

A prioridade nessa primeira seleção será para os interessados pelos cursos nas cidades-sede da Copa das Confederações, que acontecerá em 2013: Brasília, Fortaleza, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Salvador.

Os profissionais que já trabalham no setor terão prioridade na pré-matrícula dos 29 cursos profissionalizantes enquanto que para os cursos de idiomas serão aceitas somente as inscrições dos profissionais que já trabalham com turismo. A comprovação será solicitada no ato da matrícula. Para o curso de libras, a inscrição está aberta sem restrições.

Incrição

Para participar do Pronatec Copa, o interessado deve ter 18 anos ou mais, e morar em uma das cidades selecionadas para as ofertas dos cursos. As inscrições devem ser feitas  em pronateccopa.turismo.gov.br,  no link Inscrição, que já está disponível no site. No cadastro, devem ser preenchidos dados pessoais (como nome completo, endereço e CPF). O candidato deve escolher o curso de qualificação que deseja fazer, de acordo com o seu interesse ou com a área de atuação profissional.

A relação das cidades que ofertarão os cursos também podem ser conferida no site: http://pronateccopa.turismo.gov.br/pronatec/hotsite/cidades.html

Campanha - A adesão ao programa de qualificação de profissionais de turismo e serviços será incentivada por vídeos e peças publicitárias impressas. A campanha circula desde a última quarta-feira (27) em TVs, rádios, internet e mídias externas. O garoto propaganda é o ex-capitão da seleção brasileira de futebol Cafu.

O ministro do Turismo, Gastão Vieira, disse que Cafu foi escolhido para participar da campanha por ser um exemplo de esforço e dedicação, características muito presentes nos brasileiros. Para Cafu, o Pronatec Copa tornará os brasileiros ainda mais preparados para os megaeventos. “Através desta campanha, os números relacionados à qualificação vão mudar bastante. Acredito que o número será maior que o esperado e, até 2014, muita gente será qualificada", disse ele, durante lançamento da campanha.

Fonte: Portal do Planalto