Você está aqui: Página Inicial > Excluir (Histórico não Será Migrado) > Instituto Nacional de Traumatologia realiza terceiro mutirão de cirurgias de alta complexidade

Notícia

Instituto Nacional de Traumatologia realiza terceiro mutirão de cirurgias de alta complexidade

por Portal Planalto publicado: 06/03/2013 20h06 última modificação: 06/03/2013 20h08

O Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into) inicia nesta quinta-feira (7) a Semana de Cirurgia de Tumor, terceiro mutirão deste tipo realizado este ano. A previsão é operar, até sábado (9), 20 pacientes que possuem diferentes tipos de câncer ósseo, sendo que um deles passará por um transplante de fêmur. 

Os mutirões de cirurgias ortopédicas do Into, instituto vinculado ao Ministério da Saúde, bateram o recorde nacional em procedimentos de alta complexidade no quadril e na coluna e já beneficiaram 137 pacientes. Na última semana de fevereiro, o mutirão de coluna operou 30 pacientes com escoliose, a maioria adolescente, superando a expectativa inicial, que era de 20 cirurgias. 

No início de fevereiro, o primeiro mutirão atendeu, em uma semana, 107 pacientes que necessitavam de prótese no quadril. 

Neste mutirão serão operados pacientes atendidos em diversos hospitais do Rio de Janeiro e de outros estados, que foram encaminhados para a cirurgia ortopédica oncológica no Into. Os casos são de sete tipos diferentes de tumor ósseo e um é considerado o mais agressivo, o osteossarcoma, contra o qual é necessário um transplante de fêmur.

O transplante só poderá ser realizado porque houve uma doação de pessoa compatível ao Banco de Tecidos do Into. 

A iniciativa dos mutirões faz parte de um conjunto de medidas determinadas pelo Ministério da Saúde para ampliar a capacidade de atendimento do Into e reduzir o tempo de espera por cirurgias ortopédicas no Rio de Janeiro.

 Fonte: Portal Planalto

Assunto(s): Governo federal