Você está aqui: Página Inicial > Excluir (Histórico não Será Migrado) > Brasil leva experiência em segurança alimentar para encontro da FAO

Notícia

Brasil leva experiência em segurança alimentar para encontro da FAO

por Portal Planalto publicado: 14/10/2011 11h01 última modificação: 14/10/2011 11h01

A 37ª sessão plenária do Comitê de Segurança Alimentar da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) será realizada em Roma, na Itália, de 17 a 22 de outubro. O tema será “Segurança alimentar e nutricional: desafios, oportunidades e necessidades”. O debate conta com a participação do Brasil, na área da saúde, no painel “Vozes de países em desenvolvimentos sobre suas experiências, desafios, oportunidades e necessidades”.

O simpósio visa a promover o diálogo sobre a segurança nutricional dentro do Comitê de Segurança Alimentar (CSA). Os participantes têm por objetivo identificar maneiras de contribuir para acelerar progressos da situação nutricional dos países.

O assunto envolve a preocupação mundial com a crise de alimentos, agravada pelas mudanças climáticas, combinada ao interesse e investimento na agricultura. A discussão coloca em debate a redução da desnutrição e da pobreza e de promoção de práticas alimentares promotoras da saúde.

A coordenadora-geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Patrícia Jaime, participará do painel. Ela destacará no simpósio a importância de políticas públicas voltadas para alimentação e a Política Nacional de Alimentação e Nutrição existente no Brasil.

“Este encontro é uma oportunidade de mostrar as ações que cada país tem para incentivar uma alimentação saudável. A Política Nacional de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde coopera com a Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (PNSAN) e outras políticas de desenvolvimento econômico e social do Brasil, ocupando papel importante na estratégia de desenvolvimento das políticas de Segurança Alimentar e Nutricional, principalmente em aspectos relacionados ao diagnóstico e vigilância da situação alimentar e nutricional e à promoção da alimentação adequada e saudável”, afirma.

Segundo o Ministério da Saúde, o desafio que se impõe atualmente é garantir a segurança alimentar e nutricional para toda a população brasileira, de forma saudável em todas as fases do curso da vida, cumprindo o direito humano à alimentação adequada.

O Brasil é apontado pela FAO como um dos países que cumprirão os objetivos de redução da pobreza e da fome antes de 2015. Patrícia Jaime destaca que a garantia do alimento está incorporada a agricultura e projetos de segurança alimentar. “Assegurar o direito à alimentação adequada a toda a população é uma responsabilidade a ser compartilhada por outros setores governamentais e pela sociedade como um todo”, disse.

Fonte: Ministério da Saúde

registrado em:
Assunto(s): Governo federal