Você está aqui: Página Inicial > Excluir (Histórico não Será Migrado) > Bolsa Família pagará benefício extra a mães durante período de amamentação

Notícia

Bolsa Família pagará benefício extra a mães durante período de amamentação

por Portal Planalto publicado: 17/11/2011 18:41 última modificação: 17/11/2011 18:55

A partir desta quinta-feira (17), as mulheres inscritas no Programa Bolsa Família que tiverem filhos de até 6 meses passarão a receber mais R$ 32 do Benefício Variável Nutriz (BVN). O mesmo valor será pago mensalmente às grávidas, a partir de dezembro, durante todo o período de gestação.

A medida deve beneficiar 69.059 nutrizes (mulheres que amamentam) em todo o País, que passam a contar com auxílio para proteção da mãe e do bebê. O BVN será pago juntamente com o Bolsa Família, a partir das estratégias do Plano Brasil Sem Miséria. O objetivo é aumentar a proteção à mãe e à criança e elevar a renda familiar. Para ser atendida, a criança precisa estar identificada no cadastro único do programa.

A família também recebe outro benefício variável por passar a contar com um novo membro, o bebê, respeitado o limite de cinco benefícios variáveis por família.

As parcelas começam a ser pagas quando a beneficiária for identificada como gestante no Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família na Saúde, independentemente do estágio da gravidez. A única condição para continuar a receber o benefício é a realização do pré-natal (consultas e exames). Nos casos de aborto, o benefício não será cancelado, como forma de garantir recuperação saudável à mãe.

Ao procurar a gestão local, seja do Programa Bolsa Família, seja da saúde, para informar sobre a gestação ou sobre a existência de um dependente menor de 6 meses, a mulher será instruída sobre a importância de iniciar o pré-natal, realizar a consulta do puerpério (período logo após o nascimento) e vacinar as crianças menores de 7 anos.

Segundo o ministério, esse acompanhamento é essencial não só para a saúde da família, mas também para a permanência no programa de transferência de renda.

Acesse o boletim de rádio: Famílias terão direito a benefício para proteger recém-nascidos

Fonte: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

Assunto(s): Governo federal