Fachada do Palácio do Planalto fotografada durante o crepúsculo.

Palácio do Planalto é a sede do Poder Executivo Federal, local onde está o Gabinete Presidencial do Brasil

Obra foi projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer e concluída em abril de 1960


Agende sua visita

Está situado na Praça dos Três Poderes em Brasília e foi um dos primeiros edifícios construídos na nova capital. A inauguração do Palácio do Planalto, em 21 de abril de 1960, foi o centro das comemorações da inauguração de Brasília e marca a história brasileira por simbolizar a transferência da Capital Federal para o centro do País, promovida no Governo do Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira.

Palácio_Rampa

A construção do prédio começou em 10 de julho de 1958 e, até a conclusão, a sede do Poder Executivo Federal funcionou no Palácio do Catetinho; um sobrado em madeira, inaugurado em 31 de outubro de 1956, nos arredores de Brasília.

O projeto do Palácio do Planalto, de autoria do arquiteto Oscar Niemeyer, impressiona pela pureza de suas linhas com predomínio dos traços horizontais e efeito plástico requintado.

O prédio encanta pela beleza das colunas, assim definidas nas palavras do seu arquiteto: “Leves como penas pousando no chão”.

A fachada principal caracteriza-se pela rampa que dá acesso ao salão nobre, local onde se realizam grandes eventos e também em ocasiões especiais como a visita de dignatários estrangeiros. O Parlatório, situado à direita da entrada principal, é o local de onde o Presidente e convidados podem se dirigir ao povo concentrado na praça. Foi usado no dia da inauguração de Brasília e em outras raras ocasiões.


Restauro do Palácio


Foto:Pela primeira vez em sua história, desde que foi inaugurado, em 21 de abril de 1960, o Palácio do Planalto passou por restauração.

O processo de deterioração das instalações do prédio, quase cinquentenário, era evidente.

A restauração incluiu a substituição das instalações lógica, elétrica, hidráulica e sanitária, além dos sistemas de incêndio e de ar condicionado. A fachada passou por completa restauração e foi construído um estacionamento para 500 veículos. O Palácio ganhou um sistema de reaproveitamento de águas.

Crédito das fotos: Ricardo Stuckert Filho/PR

Programas de Visitação

Visitação Pública

As visitas ocorrem aos domingos, das 9h às 13h30. São formados grupos com 20 pessoas que visitam o Palácio do Planalto, a cada 30 minutos, acompanhados por um profissional de Relações Públicas. O roteiro inclui visita aos Salões Nobre, Oeste e Leste, Sala de Reunião Suprema, Sala de Audiência, Gabinete Presidencial e apresentação das obras de artes. O agendamento é realizado pela internet.

*Em casos excepcionais, os roteiros podem ser alterados e as visitas interrompidas ou suspensas, sem aviso prévio

Visitação Escolar

Programa destinado aos alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental, de escolas públicas e particulares do DF e regiões próximas. O roteiro cívico tem orientação e desenvolvimento lúdico e inclui visita às dependências do Palácio do Planalto.

Para escolas públicas, a Presidência da República oferece transporte e lanche aos grupos com 41 alunos e 03 professores por visita.

É necessário oficializar o pedido por meio do e-mail da Coordenação-Geral de Relações Públicas/COREP (corep@presidencia.gov.br) para participar do programa.