Ministério de Minas e Energia

Wellington Moreira Franco

Desde a juventude, dedica-se à política e às atividades acadêmicas. Ocupa hoje o cargo de Ministro de Minas e Energia. Antes, foi Ministro-Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República e Secretário-Executivo do Programa de Parceria de Investimentos - PPI. Nessa qualidade, coordenou a elaboração conceitual e implementação do programa de concessões e privatizações no governo Temer.

Na esfera federal, desempenhou ainda as funções de Ministro-Chefe da Secretaria de Aviação Civil, Ministro-Chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República e Vice-Presidente da Caixa Econômica. No governo Fernando Henrique Cardoso, atuou como Assessor Especial do Presidente.

Sua vida pública teve início em 1974, quando foi eleito Deputado Federal pelo MDB-RJ. Elegeu-se ainda Prefeito Municipal de Niterói e, logo depois, Governador do Estado do Rio de Janeiro. Retornando ao Congresso Nacional em 1994, exerceu por duas legislaturas o mandato de Deputado Federal.

Na Câmara dos Deputados, foi presidente das Comissões de Viação e Transportes e de Finanças e Tributação. Recebeu para relatar diversos projetos de lei relevantes, dentre eles a Emenda Constitucional que definiu as novas bases da administração pública brasileira.

Na política partidária, foi Presidente do MDB no Estado do Rio de Janeiro, membro dos Diretórios Estadual e Nacional do partido, bem como integrante da Comissão Executiva Nacional. Por duas vezes, ocupou a Presidência da Fundação Ulysses Guimarães - órgão de estudo, pesquisa e formação política.

Na vida acadêmica, cursou a Faculdade de Economia da Universidade do Brasil e graduou-se em Sociologia e Política pela Pontifícia Universidade Católica - PUC do Rio de Janeiro. Fez cursos de mestrado no Instituto Universitário de Pesquisa do Rio de Janeiro - IUPERJ e no “Centre Universitaire de Vincennes” - Universidade Paris 8; e de doutoramento na “École Pratique des Hautes Études” e no Instituto de Estudos Políticos de Paris - “Sciences Po”.

Foi Professor de Sociologia na Faculdade de Economia da Universidade Federal Fluminense - UFF e Diretor-Presidente da Editora Nova Aguilar.

Acesse o site do Ministério: http://www.mme.gov.br

Reportar erro