Você está aqui: Página Inicial > Centrais de Conteúdos > Áudios > No Bom Dia Ministro, Gilberto Carvalho faz balanço do Fórum Social Temático

No Bom Dia Ministro, Gilberto Carvalho faz balanço do Fórum Social Temático

por Portal do Planalto publicado 02/02/2012 09h54, última modificação 07/07/2014 14h46
Transcrição do Áudio

 

O Bom Dia Ministro desta quinta-feira (2/2) entrevista o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho. No programa, o Ministro fará um balanço do Fórum Social Temático (FST), realizado na última semana em Porto Alegre (RS), e falará sobre a participação social no Governo Federal e o papel da Secretaria-Geral neste processo. A entrevista é produzida e coordenada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, e transmitida ao vivo pela NBR TV e via satélite, das 8h às 9h.

Fórum Social Temático - Com a participação da presidenta Dilma Rousseff e de diversos ministérios, o Fórum foi uma etapa preparatória da Cúpula dos Povos, evento simultâneo à Cúpula dos Chefes de Estado da Rio+20, que acontecerá em junho próximo.

Os debates no FST apontaram para as perspectivas políticas da Rio+20, que terá foco no desenvolvimento sustentável numa abordagem mais ampla que somente a questão ambiental, pois reforçará a preocupação com o desenvolvimento sustentável e o enfrentamento à fome e à miséria no planeta.

Diálogo e articulação da sociedade - A Secretaria-Geral coordena a articulação do governo federal com as organizações da sociedade. Nesse âmbito, cabe destaque, além do atendimento de demandas trazidas ao Planalto pelos movimentos sociais, para as mesas de diálogo e de negociação permanente.

A Mesa de Diálogo para Aperfeiçoar as Condições de Trabalho na Cana-de-Açúcar renovou um acordo firmado no governo passado e implantou um sistema de monitoramento dos resultados.

Já a Mesa de Diálogo da Construção Civil, concluiu, no final de 2011, o Compromisso Nacional Tripartite para Aperfeiçoar as Condições de Trabalho na Indústria da Construção, que será divulgado publicamente neste mês de fevereiro.

Outras mesas importantes são a Mesa de Diálogo com Representantes dos Trabalhadores Aeroportuários, a Mesa Permanente de Diálogo integrada pelas seis Centrais Sindicais, e a Mesa de Negociações sobre Moradia Urbana.

A Secretaria-Geral também está debatendo com representantes de organizações sociais para propor um novo marco legal para a relação do governo com as organizações da sociedade civil.

Participação Social – O governo federal trabalha com a perspectiva de que a participação social se incorpore cada vez mais à gestão, como método de governo.

Em 2011, foi realizado o I Seminário Nacional de Participação Social, que deu início à construção de um Sistema Nacional de Participação Social, que reunirá todas as instâncias de participação e interlocução da sociedade com o governo, como conselhos, fóruns e comitês.

Além disso, há o processo de realização das conferências nacionais setoriais, que reúnem em Brasília milhares de representantes da sociedade, após a realização de etapas municipais e estaduais em todo o Brasil.

Também em 2011, foram realizados os Fóruns Interconselhos para debater com entidades e movimentos sociais as estratégias norteadoras da ação governamental no PPA 2012-2015.

Participam do programa, ao vivo, as rádios: Verdes Mares (Fortaleza/CE); Redesim Sat (Vitória/ES); Difusora 640 AM (Goiânia/GO); Nacional do RJ AM (Rio de Janeiro/RJ); Belém FM (Belém /PA); CBN (Brasília/DF); Itatiaia (Belo Horizonte/MG); Super Rádio Tupi (São Paulo /SP); Difusora de Mossoró (Mossoró /RN); Difusora Nortestado (São Gabriel do Oeste/MS); Bandeirantes AM (Porto Alegre/RS); Grande Rio AM (Petrolina/PE); 88 FM (Porto Seguro/BA); Clube de Blumenau AM (Blumenau /SC) e Roraima (Boa Vista/RR).

O programa é transmitido ao vivo pela TV NBR e pode ser acompanhado por meio do link no site da Secretaria de Imprensa da Presidência da República http://www.planalto.gov.br. Para as rádios, o sinal de transmissão é disponibilizado pelo mesmo canal da "Voz do Brasil". Após o programa, o áudio da entrevista estará disponível no site da Secretaria de Imprensa da Presidência da República.

Mais informações
Secretaria de Imprensa - (61) 3411-1370

 

Download do Áudio