Notícias

Meio ambiente

Presidência solicita proposta para cumprimento de metas do Acordo de Paris

publicado: 09/08/2018 15h40, última modificação: 09/08/2018 15h40
Documento enviado ao Fórum Brasileiro de Mudança do Clima sugere 120 dias para estudos e reuniões com a sociedade civil
meio ambiente

Brasil foi um dos primeiros países a assinar o Acordo de Paris, em 2015 - Foto: Marcos Corrêa/PR

Assinatura de um documento nesta quinta-feira (9), durante reunião de trabalho do Fórum Brasileiro de Mudança do Clima (FBMC), determina a elaboração de uma proposta para viabilizar o cumprimento da meta de redução de emissão de gases estufa previsto no Acordo de Paris.

Outro objetivo é encontrar uma forma de reduzir a zero a emissão líquida de gás estufa, em 2060.  O prazo para organizar essa proposta, a ser debatida em conjunto com a sociedade, é de 120 dias.

Compromisso

Assinado em 2015, depois ratificado pelo Congresso Nacional e pelo governo brasileiro, o Acordo de Paris é um compromisso firmado entre 195 nações com o propósito de manter o aumento da temperatura média global em 1,5°C.

Um dos primeiros países a assinar o acordo, o Brasil se comprometeu a reduzir as emissões de carbono em 37% até 2025, com possibilidade de diminui-las em 43% até 2030, entre outras determinações. "Fomos os primeiros a depositar nossa concordância com o Acordo de Paris, logo depois da China", disse o presidente da República, Michel Temer.

Fonte: Planalto, com informações do MMA

Reportar erro
Assunto(s): Meio ambiente