Notícias

Governo tem firme compromisso com a causa ambiental, afirma Temer

publicado: 05/06/2018 17h36, última modificação: 05/06/2018 19h54
Meta de redução de emissão de gases estufa foi assinada nesta terça-feira (5) durante cerimônia no Palácio do Planalto
Michel Temer participa de cerimônia sobre RenovaBio no Planalto

Presidente assinou documento sobre a meta de redução de gases - Foto: Alan Santos/PR

Ao aprovar as metas de redução de emissão de carbono nesta terça-feira (5), o presidente da República, Michel Temer, afirmou que o Governo do Brasil atua com “firme compromisso” com a conservação do meio ambiente ao longo dos últimos dois anos. “Nós temos firme compromisso com a causa ambiental”, afirmou, durante a cerimônia de assinatura das metas do RenovaBio, no Palácio do Planalto. 

Entre as ações estão a criação de duas novas áreas de preservação na floresta amazônica e na Bahia, a ampliação de reservas marinhas e a queda de 56% no desmatamento da Mata Atlântica. "Vejam que nós revertemos a curva do desmatamento na Amazônia. E fizemos  este dado é mais ou menos recente , nós fizemos cair em mais de 56% o desmatamento da Mata Atlântica. São fatos todos desses dois anos do nosso governo", disse.

Eficiência energética

Sancionado no fim do ano passado, o Renovabio é uma política para incentivar a indústria de biocombustíveis a diversificar a matriz energética brasileira, resultando em uma energia mais limpa e barata para o brasileiro. Entre outros pontos, ele prevê metas de descarbonização da atmosfera.

“Vamos reduzir de 11,5% para 7% a nossa dependência externa de combustível. O Brasil estará menos exposto à variação internacional do preço do petróleo e do câmbio”, disse . Ele acrescentou que o incentivo a combustíveis renováveis pode evitar que movimentos como a recente paralisação dos caminhoneiros se repitam no futuro.  “Ganha o consumidor, com preços mais baixos e maior poder de escolha. Naturalmente, ganha toda a sociedade”, considerou.

Redução de gases

Um dos objetivos do programa é reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa. Até 2028, a meta é diminuir em 10% a emissão de gases estufa na atmosfera e aumentar de 20% para 28,6% a participação dos combustíveis na matriz energética do País.

Fonte: Planalto, com informações do MME

Reportar erro
Assunto(s): Meio ambiente